Os Campeões estaduais pelo Brasil

Paulista

Arouca marca primeiro gol da final do Campeonato Paulista, entre Santos e Corinthians, na Vila Belmiro  Foto: Léo Pinheiro/Terra

Chuva com sabor de título paulista. É o que levaram os santistas neste domingo de vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, na Vila Belmiro, com gols de Arouca e Neymar. Logo o volante santista, que nunca havia marcado, é que abriu o marcador, ampliado por Neymar em outra tarde inspiradíssima. Assim, a galeria de conquistas estaduais do Santos já tem seu 19º troféu, o segundo conquistado em dois anos.

Com uma superioridade muito grande apesar da ausência de Paulo Henrique Ganso, o Santos construiu a vitória com melhor futebol desde o início. Mesmo nos momentos em que o Corinthians é que parecia ter o controle do jogo, os santistas ficavam atrás bem posicionados e depois chegavam com mais facilidade. Principalmente por Neymar, que absorveu a ausência de seu fiel escudeiro para erguer mais uma taça.

A do Campeonato Paulista de 2011 ratifica a condição da terceira geração de Meninos da Vila em conquistar títulos. Depois da dobradinha de Paulista e Copa do Brasil no último ano, Neymar e Ganso se juntaram mais uma vez a nomes experientes, como os rodados Léo e Elano, remanescentes do time de Diego e Robinho que encantou em 2002, 2003 e 2004. Mas também do capitão Edu Dracena e seu parceiro inseparável Durval, do goleiro revelação Rafael, do herói Arouca e tantos guerreiros.

Catarinense

Jogando no Estádio Índio Condá, a Chapecoense venceu o Criciúma por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Catarinense, neste domingo. Com gol de Carlinhos Santos, contra, o time mandante venceu a competição pela quarta vez em sua história.

A Chapecoense levou mais perigo durante o jogo, principalmente com sua dupla de ataque e conseguiu a vitória na metade do segundo tempo.

Baiano

Jogando no Estádio do Barradão, o Bahia de Feira de Santana venceu o Vitória por 2 a 1, de virada e conquistou seu primeiro Campeonato Baiano na história, neste domingo.

Com o empate por 2 a 2 na partida de ida da decisão, nova igualdade dava o título ao Vitória, já que o time rubro-negro obteve melhor campanha.

Após sair perdendo com um gol de Geovanni, a equipevisitante melhorou na partida, conseguiu virar com gols de Allyson e João Neto e se sagrou campeã estadual.

Mineiro

Com gols de Wallyson (foto) e Gilberto, ambos no segundo tempo, Cruzeiro vence Atlético-MG por 2 a 0 e conquista título do Campeonato Mineiro. Foto: Juliana Flister/Futura Press

O primeiro semestre do Cruzeiro não acabará sem títulos. Após a eliminação surpreendente nas oitavas de final da Copa Libertadores diante do Once Caldas (COL), a equipe de Cuca se redimiu neste domingo ao vencer o eterno rival Atlético-MG por 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e conquistar o 37º Campeonato Mineiro de sua história. Wallyson e Gilberto fizeram os gols.

O confronto foi truncado durante boa parte do jogo, com o Atlético se postando na defesa e explorando basicamente o contra-ataque - o time de Dorival Júnior tinha a vantagem do empate, por ter vencido o jogo de ida por 2 a 1. Porém, como fez a melhor campanha da primeira fase, a vitória por um gol de diferença foi suficiente para a equipe cruzeirense se sagrar campeã e impedir o bicampeonato do rival.

Pernambucano

O Santa Cruz impediu, neste domingo, que algo histórico ocorresse em Pernambuco. Mesmo com derrota por 1 a 0 no Estádio do Arruda, a equipe evitou o hexacampeonato do Sport, feito alcançado uma vez desde que a competição foi criada - em 1968, o Náutico chega a seis conquistas. De quebra, ficou com o título que pode ser a grande inspiração do clube, que tenta uma arrancada do ostracismo no futebol brasileiro.

Apesar da derrota, a conquista foi confirmada porque o time tricolor venceu o jogo de ida por 2 a 0, em plena Ilha do Retiro.

O Santa Cruz havia sido justamente o último campeão estadual antes de o Sport iniciar o pentacampeonato. Pouca coisa de boa aconteceu com a equipe desde 2005, no entanto: continua na Série D do Campeonato Brasileiro, lutando para se manter, temporada após temporada. O título estadual é encarado como o estopim para que o clube reencontre seu caminho.

Comentários