Santos mira primeiro título da história com decisão na Vila

 Santos treinou nesta sexta-feira, visando à decisão do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, no próximo domingo. Foto: Flickr/santosfc/Divulgação

"Geração Neymar" pode conseguir feito inédito na história santista

A final entre Santos e Corinthians neste domingo, na Vila Belmiro, servirá não apenas para definir o campeão paulista de 2011. Em caso de vitória da equipe da casa, o time santista fará história como o primeiro do clube a ser campeão com uma final disputada no Estádio Urbano Caldeira.

Apesar de já ter sido campeão no local duas vezes - em 2006, após vitória contra a Portuguesa por 2 a 0, e de 1964, com outro triunfo em cima da equipe do Canindé, este por 3 a 2 -, o Santos jamais havia conquistado um título com uma decisão disputada em casa - os dois citados foram em torneios por pontos corridos.

Apesar do "tabu" curioso, nos últimos anos o clube alvinegro levantou alguns troféus. No Brasileiro de 2002, por exemplo, quebrou um jejum de 18 anos sem títulos ao derrotar o Corinthians na decisão por 3 a 2, no Morumbi. Já em 2004, venceu o torneio nacional por pontos corridos em cima do Vasco, em São José do Rio Preto.

No Paulista de 2007, bateu o São Caetano nas finais em dois jogos no Morumbi. Para completar, a "geração Neymar" conquistou, em 2010, o Paulista - com as decisões contra o Santo André disputadas no Pacaembu - e a Copa do Brasil - título celebrado no Estádio Barradão, em Salvador.

Em busca do primeiro título em sua casa, o Santos encara o Corinthians neste domingo, às 16h (de Brasília). Qualquer empate leva a decisão para os pênaltis. Vale lembrar que, em 2009, pela partida de ida da final do Paulista daquele ano, o Corinthians derrotou o Santos por 3 a 1. Agora, o clube praiano tem a chance de dar o troco.

Comentários