Stoner confirma favoritismo na França; Pedrosa quebra clavícula

Pilto Casey Stoner confirma favoritismo e vence com folga o Grande Prêmio da França de Moto GP. Foto: Reuters

Piloto Casey Stoner confirma favoritismo e vence com folga o Grande Prêmio da França

Após domingo conturbado, o piloto australiano Stacey Stoner confirmou a ótima fase que vive na Honda e venceu o Grande Prêmio da França de MotoGP, em Le Mans. No warm-up Stoner discutiu e agrediu o piloto Randy de Puniet, da Ducati, e foi multado pela direção da prova. Esquecendo as desavenças, o australiano, que havia largado na pole, teve bom rendimento e venceu sua segunda prova na temporada.

Dani Pedrosa, também da equipe Honda, fez ótima largada pulando da quarta para a primeira colocação e ameaçou momentaneamente a vitória de Stoner. O australiano se recuperou rapidamente e assumiu a liderança da prova e cruzou a linha de chegada sem muitos problemas, com o tempo de 44min03s955.

O destaque do GP da França ficou pela disputa do segundo lugar. Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso, Valentino Rossi, Marco Simoncelli e Jorge Lorenzo travaram lindo duelo, alternando diversas vezes de posição. No final melhor para Andrea Dovizioso que assegurou a segunda posição, seguido por Valentino Rossi.

O duelo foi tão disputado que faltando menos de 15 voltas para o final o espanhol Dani Pedrosa, que naquele momento disputava a posição com o italiano Marco Simoncelli, da San Carlo Gresini, acabou tocando a moto do rival e sofreu uma queda e caiu sobre o ombro direito. De acordo com a direção da prova, ele sofreu uma fratura na clavícula e teve de ser atendido.

O resultado fez com que Stoner chegasse a 66 pontos, passando à segunda colocação. O líder ainda é Jorge Lorenzo, que tem 81 pontos. Pedrosa caiu para terceiro, com 61 pontos, e Rossi segue na quarta colocação, com 47 pontos.

A prova

Largando na sua terceira pole position da temporada, Stoner perdeu a posição logo nos primeiros metros para Pedrosa, que havia saído em quarto, mas largou muito bem e ganhou três posições. No entanto, o australiano não precisou se esforçar muito para recuperar a ponta, e deslanchar com tranquilidade na liderança, deixando a briga entre o companheiro de time e o italiano Marco Simoncelli.

Próximo do final da prova, Pedrosa e Simoncelli brigaram pela segunda posição. Após muitas voltas de aproximação, o piloto italiano conseguiu ultrapassar o espanhol em uma curva, mas não teve velocidade suficiente para manter a posição. Ele ficou como vice-líder apenas por alguns segundos, sendo ultrapassado na reta seguinte.

Depois, o piloto da San Carlo Gresini tentou novamente passar ao segundo lugar, e recuperou a posição fazendo a curva à esquerda com muita velocidade. O piloto da Honda seguiu o movimento natural da manobra, e acabou acertando a roda traseira do rival, caindo sobre o ombro e abandonando a prova - ele levantou e imediatamente levou a mão à clavícula, demonstrando dores e aparentando alguma preocupação.

Simoncelli também acabou saindo da pista, mas conseguiu voltar ao traçado na segunda colocação. No entanto, foi penalizado pela ultrapassagem considerada ilegal pela direção da prova, e teve que passar pelo pitlane, voltando na quinta colocação e ficando distante dos líderes Stoner.

Atrás dos dois líderes, iniciou-se uma briga pelo segundo lugar envolvendo três pilotos: Jorge Lorenzo, da Yamaha, que herdou a vice-liderança posição; Andrea Dovizioso, da Honda, terceiro; e Valentino Rossi, que fez ótima prova de recuperação e estava em quarto a seis voltas do final da prova.

Demonstrando um ótimo acerto da moto, o heptacampeão do mundo ganhou com facilidade a quarta colocação de Dovizioso, e depois ultrapassou Jorge Lorenzo, ficando em terceiro. O piloto da Honda ultrapassou o atual campeão mundial, que caiu para quinto, e depois conseguiu buscar a posição de Valentino, ficando em terceiro, em disputa que se manteve até o final da prova.

Moto2

O espanhol Marc Márquez, da Suter, venceu a prova da Moto2 do Grande Prêmio da França de motovelocidade, disputada neste domingo no circuito de Bugatti, em Le Mans.

Confira o resultado do GP da França da MotoGP:

1º - Casey Stoner (AUS/Honda) - 44min03s955
2º - Andrea Dovizioso (ITA/Honda) - a 14s214
3º - Valentino Rossi (ITA/Ducati) - a 14s564
4º - Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) - a 21s075
5º - Marco Simoncelli (ITA/Honda) - a 31s245
6º - Ben Spies (EUA/Yamaha) - a 31s609
7º - Nicky Hayden (EUA/Ducati)- a 35s566
8º - Hiroshi Aoyama (JAP/Honda) - a 51s502
9º - Héctor Barberá (ESP/Ducati) - a 1min03s731
10º - Karel Abraham (TCH/Ducati) - a 1min03.885
11º - Toni Elías (ESP/Honda) - a 1min04s868
12º - Álvaro Bautista (ESP/Suzuki) - a 1min04s192
13º - Colin Edwards (EUA/Yamaha) - a 2 voltas

Não completaram: Randy de Puniet, Cal Crutchlow, Dani Pedrosa, Loris Capirossi.

Comentários