Brasília atropela Franca e larga na frente na disputa pelo bi do NBB

Lucas Tischer e Guilherme Giovannoni comemoram a vitória do Brasília sobre o Franca por 92 a 72, nesta quinta-feira, na primeira partida da final do .... Foto: Cadu Gomes/CBB/Divulgação

Lucas Tischer e Guilherme Giovannoni comemoram importante vitória dos atuais campeões nacionais

Melhor equipe na primeira fase, o Vivo/Franca não foi páreo para o atual campeão Uniceub/BRB/Brasília na primeira partida da série melhor de cinco da decisão do NBB. Jogando no Ginásio Nilson Nelson, a equipe brasiliense não encontrou dificuldades e venceu facilmente por 92 a 72, nesta quinta-feira.

O Franca tentará valer o mando de quadra nas próximas duas partidas, que acontecerão no sábado e no domingo, para voltar à capital federal na terça-feira em vantagem no confronto.

Os principais pontuadores da noite no Nilson Nelson para o time da casa foram o pivô Guilherme Giovannoni e o armador Nezinho, com 16 pontos. Em seguida, com boas atuações, aparecem Artur com 15, Alex 14, Lucas Tischer 13 e Cipriano 12.

Pelo lado da equipe do interior paulista, Dedê contribiu com 22 pontos, sendo o cestinha da partida. Drudi anotou 14, além de pegar nove rebotes, e o armador Helinho contribuiu para o Franca com 12 pontos.

O jogo

O primeiro quarto, fazendo jus ao status de uma decisão, terminou em 22 a 17 para os mandantes. Nos dez minutos seguintes, no entanto, o Brasília encurralou os paulistas e, com um placar de 31 a 16, foi ao intervalo com impressionantes 20 pontos de vantagem (53 a 33).

O pivô selecionável Guilherme Giovanonni foi a principal arma da equipe do técnico José Vidal na primeira parte do jogo. Outro ponto positivo foi a defesa candanga, que inviabilizou, sempre que pode, as infiltrações do armador Helinho.

Na volta dos vestiários, o Franca - que derrotou o Brasília, atual campeão nacional, nos dois embates da primeira fase - voltou mais atento, contudo não conseguiu parar os anfitriões, muito menos diminuir a diferença.

Nos dez minutos derradeiros, o time da casa tirou o pé, poupou grande parte dos titulares e só administrou até estourar o cronômetro.

Comentários