Por grupo reduzido, Corinthians pode iniciar Brasileiro com renegados

Tite, Moradei e Bruno Octávio 89, 195, 407 e 619. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Tite com a dupla Moradei e Bruno Octávio: velhos conhecidos que podem jogar no Corinthians

Os dois têm história no Corinthians, mas não fazem parte da lista de preferências da maioria dos torcedores do clube. Ainda assim, graças ao elenco extremamente reduzido para o início do Campeonato Brasileiro, os volantes Bruno Octávio e Moradei devem compor o elenco profissional do treinador Tite no próximo semestre. Na última quinta-feira, ambos formaram o meio-campo da equipe reserva que treinou sem desfalques para o confronto de domingo diante do Grêmio em Porto Alegre.

A situação de ambos é curiosa e similar: mesmo longe de serem unanimidade, tiveram contratos longos firmados nos últimos tempos, o que ampliou suas trajetórias no Parque São Jorge. Bruno Octávio sequer consta no site oficial do clube, que já incluiu reforços recentes como Emerson, Alex e Weldinho na mesma página.

O último jogo de Bruno Octávio com a camisa do Corinthians foi em 4 de fevereiro de 2009, mas sua participação naquela noite foi de apenas quatro minutos - na ocasião, os corintianos venceram o Paulista de Jundiaí por 3 a 2. Sobrinho de Ronaldo, goleiro do clube na década de 90, Bruno foi emprestado para Figueirense e Bahia, mas viveu às voltas com lesões no joelho e retornou.

Apesar da dificuldade de entrar em campo, Bruno Octávio foi premiado com um contrato de duas temporadas, firmado em abril de 2010. Na somatória dos anos de 2007 (28 jogos), 2008 (14 jogos) e 2009 (1 jogo), Bruno sequer contabilizou 50 partidas com a camisa corintiana. Campeão brasileiro de 2005, foi mantido no clube e pode jogar na Série A deste ano.

Tão contestado pela torcida quanto Bruno Octávio, Moradei retornou ao clube em janeiro para sua terceira passagem. A primeira, na campanha do rebaixamento de 2007, fez com que ele deixasse o Parque São Jorge com boa reputação, mas retornou ao Bragantino por falta de acerto financeiro na ocasião.

Em 2009, a direção corintiana comprou os direitos de Moradei e fez um contrato válido por três temporadas, que vai até maio de 2012. No último ano, o volante chegou a ser emprestado para o São Caetano, e teve seu retorno solicitado pelo técnico Tite em janeiro. Nos momentos decisivos do Paulista, o treinador abdicou de Moradei ao preferir Ramírez para o meio-campo e Wallace para a lateral nos jogos contra o Santos.

Comentários