Mais maduros, Manchester e Barça revivem final em "jogo da década"

 . Foto: Getty Images

Técnico do Manchester United, Alex Ferguson afirma que partida deste sábado é o "jogo década"

Sir Alex Ferguson, com 25 anos de Manchester United, resumiu muito bem o que será a decisão da Liga dos Campeões deste sábado: "o jogo da década". Dois dos times mais vitoriosos do futebol europeu nas últimas temporadas, Barcelona e Manchester revivem a partir das 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Wembley, a decisão da temporada 2008/09.

Na ocasião, a equipe catalã, no primeiro ano de Josep Guardiola em seu comando, venceu por 2 a 0 no Estádio Olímpico de Roma, com gols de Eto'o e Messi. Dois anos se foram, ambas equipes viveram frustrações grandes na temporada passada, com eliminações para Bayern de Munique e Inter de Milão, e o reencontro promete ser imperdível.

"Agora nos conhecemos mais. Em Roma, ganhamos pela euforia do primeiro ano (comigo no comando), mas se agora jogarmos como em 2009 não vamos ganhar. O time cansará rapidamente e será dominado pelo Manchester", disse Guardiola, em entrevista concedida ontem.

O time catalão traz a mesma base de duas temporadas, com duas mudanças substanciais no ataque: as entradas de David Villa e Pedro. Os dois deram maior rapidez para o time do que a dupla formada por Eto'o e Henry.

Com a base da seleção espanhola que ganhou a Copa do Mundo do ano passado, o time ainda tem o toque extra do melhor do mundo Lionel Messi. Mais experiente do que há dois anos, o argentino sabe da importância de conquistar mais um título da Liga dos Campeões. Colocaria definitivamente o time na galeria dos maiores vitoriosos da história.

Para o duelo deste sábado, Guardiola tem apenas uma dúvida no setor defensivo. O treinador não sabe se escala Mascherano no miolo de zaga ou promove a entrada de Abidal, tirando Puyol do lado esquerdo. "Os dois estão preparados. Vou decidir quem começa jogando".

Do lado do Manchester, a base também é semelhante a que viveu uma frustração dois anos antes. Um dos times mais consistentes do futebol europeu na última década, a equipe de Alex Ferguson chega mais calejada que em Roma para enfrentar o time do Barcelona.

"Nos preparamos muito para este jogo. Tenho certeza que tudo o que eu podia fazer para deixar meus jogadores prontos, eu fiz". Ferguson que rasgou elogios para o rival disse que Barcelona e Manchester são as duas equipes que melhor vem se portando nos últimos anos dentro do futebol europeu. "O atrativo de um jogo entre times com grandes histórias como esses é óbvio. Podemos ter muitos gols, emoção e surpresas até o final".

Com relação ao time de 2009, a mudança mais substancial se dá também no setor ofensivo. A equipe, que contava com o badalado Cristiano Ronaldo, viu o jovem Chicharito Hernández ocupar o seu lugar. Tido por muitos como a melhor contratação da temporada na Europa, o mexicano deu um ar de jovialidade e um jogo mais veloz ao time inglês.

Outro jovem que parece agradar o experiente treinador é Fábio. Depois da contusão do seu irmão gêmeo Rafael, o lateral dominou o lado direito da equipe de Ferguson e deve ser o único brasileiro a começar a partida pelo lado do Manchester.

Barcelona x Manchester United
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio Wembley, em Londres
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)

Barcelona: Victor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano (Abidal) e Puyol; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Villa e Messi
Técnico: Josep Guardiola

Manchester United: Van der Sar, Fábio, Rio Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Giggs, Valencia e Park; Chicharito e Rooney
Técnico: Alex Ferguson

Comentários