Em GP eletrizante, Vettel vence a 1ª em Mônaco e confirma supremacia

Red Bull vai mal nos boxes, mas Sebastian Vettel consegue vencer prova tumultuada em Mônaco neste domingo e terminar na frente no GP de Monte Carlo .... Foto: Reuters

Vettel conquisstou sua quinta vitória em seis etapas disputadas em 2011

Nem mesmo uma confusão da Red Bull na troca de pneus impediu que Sebastian Vettel vencesse o GP de Mônaco, um dos mais tradicionais e prestigiados da Fórmula 1, pela primeira vez em sua carreira. Neste domingo, o alemão triunfou em uma corrida eletrizante no circuito de rua de Monte Carlo e conquistou sua quinta vitória em seis etapas.

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com a segunda colocação, seguido pelo inglês Jenson Button, da McLaren.

Com o resultado, Vettel chegou a 143 pontos na liderança da temporada. Mais do que isso, neste domingo o alemão deu mais um passo para confirmar a fama de grande piloto, chancela proporcionada por uma vitória no tradicional circuito de rua.

A prova

Conhecida como uma prova de poucas ultrapassagens, a etapa de Mônaco neste domingo contrariou a fama e apresentou várias disputas, ficando marcada por acidentes e troca de acusações entre os pilotos. Lewis Hamilton e Rubens Barrichello, por exemplo, deixaram Michael Schumacher para trás com belas manobras.

Em uma outra disputa, Lewis Hamilton tocou o carro de Felipe Massa, que perdeu a asa dianteira e acabou batendo na parede do túnel, sendo obrigado a abandonar a prova na 34ª volta. O brasileiro acusou o inglês de ser o responsável por sua saída da corrida.

Hamilton, por sua vez, acusou Massa de jogar o carro sobre ele. O inglês, aliás, se envolveu na maioria dos acidentes da prova.

Largada e confusão da Red Bull

Após manter a primeira colocação na largada, Vettel abriu vantagem para seus adversários e só teve seu domínio ameaçado por erro da própria equipe, a Red Bull, que demorou para realizar uma troca de pneus e viu Button assumir a liderança.

Contudo, Vettel aproveitou-se da ida de Button aos boxes e da entrada do safety car (em virtude da batida de Hamilton e Massa) para reassumir a liderança.

Paralisação e vitória de Vettel

Já no final da prova, quando Vettel, Alonso e Button estavam "colados", disputando a primeira colocação, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov e Jaime Alguersuary se envolveram em uma batida, provocando bandeira vermelha (que interrompeu a prova para a retirada dos pedaços dos carros acidentados).

A prova ficou paralisada por aproximadamente 20 minutos, e na relargada, apesar de mais um acidente de Hamilton, desta vez com Pastor Maldonado, Vettel confirmou a vitória, seguido por Alonso e Button.

Comentários