Em êxtase, José Aldo quebra protocolo e leva "bronca" de Dana White

José Aldo irritou Dana White ao se dirigir para o meio do público após a vitória sobre Chad Mendes. Foto: Reinaldo Marques/Terra

José Aldo irritou Dana White ao se dirigir para o meio do público após a vitória sobre Chad Mendes

O brasileiro José Aldo prometeu durante toda a semana que iria "para a galera" se vencesse o americano Chad Mendes e defendesse pela terceira vez o cinturão dos pesos penas do Ultimate Fighting Championship. E, depois de nocautear o adversário, cumpriu o que dissera: foi para o meio do público, quebrando totalmente o protocolo da organização, e atrasando o anúncio oficial do resultado do combate.

"Ouvi os cantos para mim e quando percebi estavam me jogando para cima. Estava muito emocionado, eu e minha equipe sabe o que passei. Foi incrível, todo mundo jogando aquela energia positiva para mim, estava feliz, emocionado e me deixei levar. Errei, mas na hora não teve como, foi uma emoção muito grande", justificou o campeão, em entrevista concedida depois da realização dos combates da última noite de sábado.

O lutador brasileiro não se segurou depois de concretizar a vitória sobre Chad Mendes. Aldo pulou o octógono e correu para o meio da torcida carioca, que rapidamente correspondeu ao carinho do lutador. Erguido pelo público e ovacionado, o brasileiro precisou da ajuda de seguranças para retornar à área de combate e receber o cinturão dos pesos penas do Ultimate pela terceira vez na carreira.

Os pedidos de desculpas pela atitude instintiva de Aldo tiveram uma justificativa. Também em entrevista após a luta, o presidente do UFC, Dana White, deu uma "bronca" no lutador brasileiro, já que nunca vira um funcionário quebrar o protocolo de tamanha forma.

"O José Aldo estava fantástico e provou ser um dos melhores lutadores peso por peso do mundo. Sem dúvidas é um dos melhores do mundo. Mas, realmente, o que ele fez me irritou, já que nunca vi nada tão parecido. Tudo bem", disse, tranquilo, o dirigente máximo da organização.

Pouco tempo depois de Dana White desaprovar a atitude, Aldo procurou novamente justificar. "Estava me controlando ali para não me perder por causa do apoio. Aí ganhei e fui retribuir, a galera merecia, por isso fiz isso. Eles mereciam muito, me apoiaram durante toda luta de uma maneira maravilhosa", completou o campeão dos pesos penas.

A vitória no Rio de Janeiro representou para José Aldo o terceiro resultado positivo em três lutas dentro da organização máxima de MMA do planeta. Primeiro campeão da história dos penas ao carregar o cinturão do WEC (evento comprado pelo UFC), o brasileiro venceu de maneira unânime por pontos o canadense Mark Hominick (UFC 129, e, abril do ano passado) e o americano Kenny Florian (UFC 136, em outubro também de 2011).

Comentários