Federer tem susto no começo, mas vence Karlovic e avança

Federer salvou set point no início e seguiu na busca pelo quinto título do Aberto da Austrália. Foto: AP

Federer salvou set point no início e seguiu na busca pelo quinto título do Aberto da Austrália

Roger Federer não teve vida fácil nesta sexta-feira para avançar para as oitavas de final do Aberto da Austrália. Diante do croata Ivo Karlovic, 57º do mundo, o suíço precisou salvar um set point no tie-break da primeira parcial para vencer por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (8-6), 7/5 e 6/3, após duas horas e 17 minutos de partida.

Federer só teve relativa facilidade no terceiro set, quando Karlovic, aparentemente desconcentrado e sem motivação, baixou o ritmo e deixou de ameaçar o rival. Foi o 11º encontro entre os tenistas, com um retrospecto favorável ao número três do mundo: dez vitórias e apenas uma derrota.

O primeiro set foi bastante equilibrado. Com seus 2,08 m, o croata sacava muito bem e dava poucas chances a Federer. Este, por sua vez, mostrou porque já venceu o Aberto da Austrália quatro vezes. Sem nenhuma chance de quebra de serviço, o set foi para o tie-break. Melhor para o suíço, que errou menos e foi mais preciso no momento de decisão, chegando a salvar um set point.

A segunda parcial manteve o ritmo da primeira. Desta vez, porém, ambos tiveram a chance de quebrar o saque do rival, mas apenas Federer aproveitou. Sempre com menos erros que o adversário, o suíço soube aproveitar o vacilo de Karlovic para vencer o segundo set.

A terceiro parcial foi praticamente um passeio do maior vencedor de Grand Slams da história do tênis, com 16 títulos. Desmotivado, o croata não manteve o nível do começo do jogo e acabou derrotado na Rod Laver Arena. Ao fim da partida, Karlovic conseguiu 15 aces, contra nove de Federer, que errou bem menos: foram 13 erros não forçados, enquanto que o rival teve 35 erros. Nas bolas vencedoras, o suíço ganhou a disputa por 55 a 40.

O adversário de Federer nas oitavas de final sai do confronto entre o ucraniano Alexandr Dolgopolov, cabeça de chave número 13, e o australiano Bernard Tomic.

Comentários