Goleiro pega pênalti, Comercial vira e vence Botafogo em clássico

image

A cidade de Ribeirão Preto esperou quase 26 anos para ver seu maior clássico de futebol acontecer novamente pela primeira divisão do Campeonato Paulista, mas valeu a pena. Em duelo extremamente parelho e disputado, Botafogo e Comercial empatavam neste sábado, no Estádio Santa Cruz, até o goleiro do time alvinegro pegar um pênalti e a equipe visitante virar o confronto e vencer por 2 a 1.

Após um hiato que perdurou mais de duas décadas e meia, os dois times fizeram um belo jogo no Estádio Santa Cruz. Com boa presença do público, Alex Barros ganhou de Rossato na área e chutou cruzado, no ângulo de Alex Santana, abrindo o placar para o Botafogo ainda aos 14min.

O Comercial reagiu na sequência e quase empatou com bola na trave de Eliomar Bombinha, que só conseguiu igualar o marcador aos 39min da primeira etapa, após levantamento de Sidny para uma boa cabeçada do camisa 9: 1 a 1 no placar, e alegria garantida às duas torcidas locais.

Entretanto, a felicidade compartilhada durou pouco. Aos 28min do segundo tempo, o Botafogo teve a chance de passar à frente, mas Alex Santana faz excepcional defesa em pênalti batido por Paulinho. Em seguida, Tiago Galhardo abriu o jogo na direita para Eliomar Bombinha, que bateu cruzado para fazer o segundo dele na partida e decretar a primeira vitória do Comercial contra o rival pela elite paulista depois de quase 26 anos.

O último clássico "Come-Fogo" - popular nome dado ao confronto entre os dois principais times de Ribeirão Preto - havia acontecido no distante dia 20 de julho de 1986, quando os arquirrivais ficaram em um empate sem gols pelo Paulista daquele ano.

Com uma má campanha na ocasião, o Comercial acabou rebaixado naquela temporada e demorou 25 anos para conseguir o acesso. Ao longo desse tempo, o clássico de Ribeirão Preto aconteceu apenas em amistosos, Copas Paulistas, duelos válidos pelas divisões inferiores estaduais e também pela Série C do Brasileiro.

Com o resultado deste sábado, o Comercial somou seus três primeiros pontos em seu retorno à Série A-1 após mais de duas décadas e meia. A equipe retoma as atividades no mesmo dia, mas atuará diante de sua torcida no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, em duelo diante da Catanduvense.

O Botafogo, por sua vez, estacionou nos três pontos e permaneceu em uma posição intermediária na tabela de classificação, e volta a campo na próxima quarta-feira quando irá encarar o Guaratinguetá, no Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, às 17h (de Brasília), pela 4ª rodada do Campeonato Paulista.

Comentários