Nadal divulga lesão bizarra e se arrepende de críticas a Federer

Nadal atuou nesta segunda no Aberto da Austrália com uma faixa no joelho direito. Foto: Reuters

Nadal atuou nesta segunda no Aberto da Austrália com uma faixa no joelho direito

Rafael Nadal parece realmente não ter muita sorte com os seus joelhos. O espanhol constantemente tem lesões no local, sendo que a última foi sofrida de uma forma bizarra, enquanto ele estava sentado em uma cadeira. Em entrevista concedida depois de estrear com vitória no Aberto da Austrália nesta segunda-feira, ele contou esse episódio e aproveitou também para mostrar arrependimento por ter criticado publicamente o suíço Roger Federer na polêmica questão do calendário do circuito profissional de tênis.

Nadal desistiu durante as quartas de final do Aberto da Austrália de 2010, diante do escocês Andy Murray, justamente devido a dores no joelho. No ano passado, foi derrotado na mesma fase pelo compatriota David Ferrer, em confronto no qual novamente sentiu uma contusão, desta vez na coxa.

Nesta segunda, Nadal entrou em quadra para vencer o americano Alex Kuznetsov por 6/4, 6/1 e 6/1 com uma faixa no joelho direito. Isso gerou curiosidade nos jornalistas, que perguntaram ao espanhol sobre o assunto após a partida.

"Ontem (domingo) aconteceu a coisa mais estranha da minha vida. Eu estava sentado em uma cadeira no hotel e senti algo como um estalo no joelho. Eu senti o joelho um pouco estranho e fiquei com uma dor inacreditável. Não podia me mover", respondeu o número dois do mundo. "Você pode ter uma lesão fazendo um movimento agressivo, mas sentado em uma cadeira?".

Depois do susto, Nadal foi imediatamente a um hospital para fazer um exame de ressonância magnética que acabou tranquilizando a ele e a sua equipe. "Eu não estava 100% certo de que teria a chance de jogar, mas o exame foi positivo, nada de errado. É por isso que estou calmo, mas ainda com dores no joelho", completou ele, que vem se tratando com anti-inflamatórios.

Em setembro de 2011, Nadal também sentiu uma espécie de contusão muito peculiar. Durante uma entrevista no Aberto dos Estados Unidos, ele sentiu fortes cãibras na perna e chegou a cair da cadeira na qual estava sentado. Depois de receber tratamento médico no próprio local da coletiva, ele seguiu respondendo perguntas normalmente.

Nadal minimiza polêmica e faz pedido aos jornalistas

As declarações fortes dadas por Nadal com relação a Federer também foram assunto da entrevista desta segunda. No domingo, o espanhol surpreendeu ao criticar o comportamento do suíço quanto à questão do calendário do tênis, que é desgastante e dura de janeiro a novembro.

"O que eu disse está dito. Provavelmente estou errado por ter dito isso a vocês, especialmente porque essas coisas devem ficar no vestiário", analisou o espanhol, mostrando arrependimento no modo como tratou o assunto e fazendo um pedido aos repórteres. "Podemos ter visões diferentes, (mas) sempre tive um relacionamento fantástico com Roger e ainda tenho. Não criem histórias malucas sobre o que eu disse, por favor".

No domingo, Nadal havia afirmado que Federer está em uma "posição fácil" no circuito. "Não digo nada, tudo está bem e assim fico como um cavalheiro, os outros que se queimem", afirmou o espanhol, citando o comportamento do colega. "Federer terminará sua carreira em ótimas condições físicas porque é um atleta privilegiado. Mas se continuar neste ritmo, nem (Andy) Murray, nem (Novak) Djokovic nem eu teremos como terminar como ele", completou, citando os outros integrantes do top quatro do ranking.

Federer nega tensões com rival

A polêmica questão sobre a diminuição do calendário da ATP também foi assunto durante a entrevista do suíço nesta segunda. O campeão de 16 Grand Slams - seis a mais que Nadal - estreou no Aberto da Austrália vencendo o russo Alexandre Kudryavtsev por 7/5, 6/2 e 6/2 e depois negou ter ficado irritado com os comentários do espanhol.

"Ele me disse diversas vezes que estava cansado e frustrado com todo este processo (a questão do calendário) e estou de acordo com ele nesse ponto. Para mim, nada mudou na nossa relação. Estou muito tranquilo em relação a isso", minimizou.

Embora tenha tentado controlar as polêmicas declarações, Nadal voltou a defender a sua posição. Ele esclareceu também que não falou pessoalmente com Federer desde então para se desculpar. "Peço desculpas por ter dito aquilo especialmente para vocês (jornalistas), porque deveria ter dito a ele (Federer) pessoalmente. Mas é isso. Esqueçam. Não vou falar mais. Durante duas semanas, vocês podem tentar arduamente me perguntar várias coisas, mas eu vou falar (somente) sobre tênis. Ontem eu comecei e falei demais, como sempre. Isso não vai acontecer de novo", concluiu.

O Aberto da Austrália começou nesta segunda e se conclui em 29 de janeiro. Nadal e Federer estão na segunda rodada e podem se enfrentar na semifinal. O espanhol foi campeão do torneio em 2009, quando bateu justamente o rival na decisão. O suíço é tetra da competição, com títulos em 2004, 2006, 2007 e 2010.

Comentários