Nadal vira, vai à final com 3 a 1 e aumenta jejum de Federer

Nadal se joga no chão da Rod Laver Arena: ele está na final do Aberto da Austrália pela segunda vez na carreira. Foto: AP

Nadal se joga no chão da Rod Laver Arena: ele está na final do Aberto da Austrália pela segunda vez na carreira

A vantagem de Rafael Nadal no confronto direto com Roger Federer continua inconfundível. Nesta quinta-feira, o espanhol mostrou força de reação diversas vezes e virou sobre o arquirrival suíço por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 6/2, 7/6 (7-5) e 6/4. O número dois do mundo está classificado para enfrentar na final do Aberto da Austrália o sérvio Novak Djokovic ou o britânico Andy Murray.

A vitória foi a 18ª da carreira de Nadal sobre Federer. São agora 27 confrontos no total, sendo dez em Grand Slam - nesse nível, com partidas em melhor de cinco sets, a vantagem do espanhol é ainda mais acachapante, com oito a dois.

Nadal, atualmente o número dois do mundo, tenta o bicampeonato em Melbourne. O dono de 10 Slams triunfou na cidade em 2009, quando superou na decisão exatamente o suíço, naquela oportunidade por 3 a 2: 7/5, 3/6, 7/6 (7-3), 3/6 e 6/2.

Federer, por sua vez, aumenta o seu jejum de títulos em Grand Slams. Recordista de títulos nos quatro maiores torneios do mundo com 16 troféus, ele não comemora um campeonato desse tipo desde que conquistou o tetra do Aberto da Austrália, em 2010.

Nos oito Slams disputados após aquela taça, Federer só chegou à decisão uma vez: em Roland Garros, em 2011, quando perdeu para Nadal com parciais de 7/5, 7/6 (7-3), 5/7 e 6/1. No período entre o título de Wimbledon em 2005 e o de Melbourne em 2010 o suíço havia competido em 19 Slams, só ficando fora da final em uma ocasião, tendo caído na semi do Aberto da Austrália de 2008.

Clássico de altos e baixos

Nesta quinta, a mais nova batalha entre os adversários durou três horas e 41 minutos. Nadal começou mal e teve de reagir desde o início da partida, quando saiu de 2/4 no primeiro set para forçar o tie-break - o qual perderia.

Na segunda parcial, teve o serviço quebrado já no game de abertura, mas deu a volta por cima e ganhou cinco games seguidos até fazer 1/0 no terceiro set. Nesse momento, teve 0-40 para confirmar o bom momento, porém viu Federer sair do buraco, quebrar-lhe o serviço e sacar em 4/3, muito próximo de abrir 2 sets a 1.

O espanhol reagiu, contudo, e salvou dois break points quando sacou para ir à final, no último game, sendo um deles com um lob incrível que tocou em cima da linha. No último ponto, ele vibrou depois de Federer golpear uma direita muito longa - foi o 62º erro não forçado do suíço, que cometeu 28 a mais equívocos que o vencedor.

Em winners, a disputa foi mais equilibrada: 46 a 36 para Federer, que converteu apenas três dos dez break points colecionados no encontro. Mais efetivo, Nadal aproveitou seis de 16 oportunidades e por isso pode ter uma chance de revanche contra Djokovic no próximo domingo.

O melhor tenista do planeta segundo o ranking, que enfrenta Murray nesta sexta, venceu o espanhol em todos os seis duelos disputados em 2011, incluindo na final de dois Grand Slams (Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos).

Federer arrasa no início e vence primeiro set

Federer teve um início arrasador na partida. Após confirmar o serviço, ele encaixou uma bola vencedora de backhand para quebrar o do rival. O suíço logo chegou ao 3/0, mas vacilou quando serviu em 4/2. Ele tinha 30-15, arriscou a tática de sacar e imediatamente volear e se equivocou junto à rede. Depois, mais uma direita e uma jogada de saque e voleio erradas recolocaram Nadal no set.

Sem muitas dificuldades, os tenistas venceram seus games de saque até o tie-break, no qual Federer elevou o nível e contou com um erro não forçado de Nadal para abrir 3-1. Ele segurou a vantagem até o espanhol sacar em 3-6 e, com coragem, salvar dois set points. No terceiro, os rivais iniciaram uma troca de bolas que terminou com um erro não forçado de backhand do número dois do mundo e com um grito de comemoração do suíço.

Empolgado pela vitória parcial, o suíço repetiria o início arrasador do primeiro set. Logo no game de abertura da segunda parcial, ele encaixou um winner de esquerda na paralela e defendeu-se incrivelmente com um slice de direita, recebendo os aplausos até de Toni Nadal, tio e treinador do espanhol, que assistir ao embate dos camarotes da Rod Laver Arena.

De zero, Federer obteve apenas a sua segunda quebra no jogo, mas se desconcentrou e perdeu o seu game de serviço, em que Nadal ganhou sem ceder pontos após dar passada, contar com erros e atacar no ponto decisivo.

Nadal volta bem após pausa para queima de fogos

O game mudaria o panorama da partida. Depois de um game equilibrado, no qual se livrou de um 15-30 encaixando um bom segundo saque, Nadal fez 3/2, aplicou uma passada espetacular de muito longe de forehand na cruzada e rumou para ter 0-40 na sequência. Federer atacou bem e salvou dois break points, mas no terceiro sofreu outra passada, inapelável, desta vez de backhand na paralela.

Sacando com eficiência, o espanhol colocou três serviços seguidos na esquerda do oponente para sair de mais um 15-30 no game seguinte. Com 5/2 no placar, houve uma pausa de dez minutos para queima de fogos em comemoração ao Australian Day, celebrado anualmente em 26 de janeiro.

Ambos os atletas se dirigiram ao banheiro, e na volta foi Nadal quem se deu melhor. Desconcentrado, Federer rapidamente perdeu quatro pontos seguidos e seguiu em baixa no início do terceiro set. Depois de confirmar seu serviço, o espanhol contou com duas duplas-faltas do rival e teve mais um triplo break point para abrir 2/0.

Nesse momento o número de pontos consecutivos ganhos pelo cabeça-de-chave dois chegava a 14. Mas Federer reagiria: corajoso, atacou, saiu das dificuldades, gritou para celebrar e levantou a torcida em Melbourne. Ainda havia muito jogo pela frente.

Um pouco mais confiante, o suíço conseguiu uma quebra que poderia ter sido decisiva no sétimo game. Nadal primeiro salvou dois break points com bons saques (um deles um ace) e mais um atacando de forma firme. Na quarta oportunidade, Federer entrou na troca de bolas até encaixar uma esquerda na paralela que forçou o erro do adversário.

O número três do mundo precisava confirmar apenas mais dois serviços para ter 2 sets a 1 na partida e começou bem, matando um smash. Porém, um erro de direita, uma dupla-falta, uma passada e um bom ataque do espanhol deixaram o placar novamente empatado: 4/4.

Nadal ganha terceiro set dramático e ruma para a vitória

Os tenistas viviam o momento mais tenso da partida e mostravam isso em quadra com muitos altos e baixos. Com o marcador em 5/5, Federer chegou a ter 15-30, mas Nadal atacou bem e contou com um erro não forçado para avançar ao 40-30 e confirmar o saque. Na sequência, o suíço oscilou e cedeu um set point, mas o salvou com um winner na segunda bola, aproveitando a devolução curta do oponente.

Um ace levaria a decisão para mais um tie-break. Desta vez, a história do primeiro set não se repetiu. Federer começou bem o primeiro ponto, porém jogou um voleio de esquerda na fita. Com uma linda deixadinha, Nadal conseguiu uma mini-quebra e fez 2/0. O suíço ganhou o ponto seguinte, mas cometeu dois erros não forçados de esquerda e um de direita, tomou uma bela passada e rapidamente se viu em um buraco de 1-6 no placar.

Surpreendente, o campeão de 16 Grand Slams ainda conseguiu quatro pontos seguidos, sacando bem e disparando winners, mas não resistiu ao quinto set point do espanhol, que utilizou novamente sua tática básica: serviu no backhand do rival e atacou na direita para fazer 2 sets a 1 e vibrar.

Depois de tanta emoção, a quarta parcial demorou para esquentar. Ambos os tenistas confirmavam seus saques sem tantos problemas - à exceção do terceiro game, quando Federer saiu de um 30-40 com relativa facilidade, servindo com precisão.

O break point seguinte seria apenas no oitavo game. Nadal sacava em 3/4 e vantagem contra quando Federer fugiu da esquerda e arriscou uma direita inside-out. As câmeras mostraram neste momento o box de Nadal, onde todos soltaram um suspiro de alívio comemorando o fato de a bola ter saído por muito pouco.

Um bom saque acompanhado por um bom forehand colocaram o game na mão de Nadal, que reagiu e teve uma oportunidade de quebra na sequência após longa troca de bolas que terminou com um erro na esquerda de Federer. Este se salvaria dos problemas atacando do início ao fim nos dois pontos seguintes, mas levaria o troco na sequência sofrendo um backhand na linha. Uma grande passada de Nadal de forehand seguida de um backhand para fora do suíço deixou o jogo sob controle para o espanhol, com 5/4 e serviço a favor.

Nadal salva break point com lob incrível e confirma resultado

Atacando, Federer salvou o primeiro match point no game seguinte e teve duas chances de quebra na sequência. Na primeira, devolveu bem o saque e viu a bola do rival bater na fita e sobrar lenta próximo à rede. Com o ponto praticamente ganho, o suíço atacou com a direita na paralela, mas Nadal se esticou, defendeu-se com um lob muito alto que tocou na linha e provocou um erro de smash do oponente.

A torcida foi à loucura e tentou animar o suíço quando o astro teve um novo break point, porém ele não resistiu ao ser atacado na esquerda. No ponto final, Federer atacou desde o início, mas errou uma direita e, cabisbaixo, dirigiu-se à rede para cumprimentar o colega, lamentando o prosseguimento de seu jejum de títulos em Grand Slam e sua primeira derrota desde setembro de 2011, quando havia iniciado uma série de 24 vitórias consecutivas.

Enquanto isso, Nadal comemorava. Após um aperto de mãos, o espanhol ainda se ajoelhou na quadra, celebrando e agradecendo pela presença da torcida. A festa em Melbourne por enquanto é dele - e pode aumentar no próximo domingo.

Comentários