Andarilho aos 27, "Pirata" chega ao Palmeiras para manter grande fase

Após início de carreira sem brilho e reviravolta na China, Barcos virou ídolo da LDU. Foto: Getty Images

Após início de carreira sem brilho e reviravolta na China, Barcos virou ídolo da LDU

O que esperar de um jogador de 27 anos que só conseguiu destaque na carreira nas duas últimas temporadas, depois de voltar do futebol chinês? Segundo a imprensa equatoriana e a torcida da LDU, muito. O centroavante argentino Hernán Barcos, apelidado de "El Pirata" e nova contratação do Palmeiras, tem um currículo pouco impressionante, mas conquistou a todos em seu "país adotivo" com muitos gols e grandes exibições dentro de campo pelo principal time do Equador.

À primeira vista, o 1,88 m de altura e o biótipo forte dão a impressão de que se trata de mais um "trombador", um puro homem de área. Quem acompanhou o jogador em seus dois anos na LDU, porém, garante que ele é bem mais que isso. Além das características típicas de centroavante - chute potente, frieza na finalização, excelente jogo aéreo - o cabeludo atacante argentino tem controle de bola e velocidade para se livrar dos zagueiros.

Ao mesmo tempo em que fracassou na Europa e só conseguiu brilhar no pouco competitivo Campeonato Chinês antes de se tornar ídolo e artilheiro da LDU, Barcos também marcou um dos gols mais bonitos da Libertadores de 2011, contra o Godoy Cruz, ao enfileirar quatro adversários com um misto de técnica e velocidade antes de finalizar com precisão. Quem é o jogador, portanto, que o Palmeiras está trazendo?

Após início complicado, reviravolta na carreira aconteceu na China

Hernán Barcos nasceu na cidade de Bell Ville, em Córdoba, no dia 11 de abril de 1984, e estreou na primeira divisão argentina aos 20 anos, em 13 de agosto de 2004, defendendo o Racing, clube no qual foi revelado. O início foi difícil, e ele nunca se firmou no tradicional time de Avellaneda. Emprestado para Guaraní, do Paraguai, e Olmedo, do Equador, o "Pirata" foi bem e alcançou boas médias de gols, mas seguiu sem ser aproveitado na equipe argentina.

A primeira e única experiência no futebol europeu foi um fiasco: no meio de 2007, com 23 anos, Barcos se transferiu para o Estrela Vermelha, da Sérvia. Chances não faltaram - foram 21 jogos pela liga nacional, com apenas três gols marcados - mas o jogador não deixou boa impressão e voltou ao Racing ao final da temporada. Depois de mais sete meses emprestado, desta vez ao Huracán, a carreira de Barcos parecia estagnada aos 25 anos. E ele decidiu ganhar dinheiro no futebol chinês.

Os primeiros seis meses no país asiático foram uma repetição do pesadelo vivido na Europa. Desapontou no Shanghai Shenhua e acabou cedido a outro time da primeira divisão, o Shenzhen Asia Travel. E foi aí que a carreira deu uma reviravolta. Foram 14 gols em 14 jogos pela liga, o prêmio de Chuteira de Ouro do Campeonato Chinês e, finalmente, o retorno com moral para a Argentina no fim de 2009.

Adquirido pela LDU no início de 2010, Barcos enfim encontrou sua casa. Rapidamente se tornou ídolo da torcida e elogiado pela imprensa local pelo faro de gol mostrado nos gramados equatorianos. Em 2010, sua melhor temporada, foi campeão e vice-artilheiro do campeonato nacional com 22 gols, atrás apenas de Jaime Ayoví, do Emelec (23). Além disso, marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes (ARG), no jogo de ida da final da Recopa Sul-Americana - a LDU seria campeã com um empate sem gols na volta.

O ano de 2011 não foi tão expressivo em números para o "Pirata", mas ele se consolidou definitivamente como astro da LDU e entrou com processo de naturalização para defender a seleção do Equador, o que deve acontecer em breve. Anotou 16 gols na liga nacional e outros sete na Sul-Americana - quatro a menos que o artilheiro Vargas, da Universidad de Chile. Para completar, foi eleito para a Seleção da América da temporada, formando o trio de ataque ao lado do próprio Vargas e do astro santista Neymar.

E como será em 2012? A questão para Barcos é se ele será no turbulento Palmeiras o jogador instável do início da carreira, ou o goleador de categoria que mostrou ser capaz nos últimos anos.

FICHA TÉCNICA

Nome: Hernán Barcos
Posição: Centroavante
Data de nascimento: 11/04/1984 (27 anos)
Local de nascimento: Bell Ville, Córdoba, Argentina
Altura: 1,88 m
Clubes: Racing-ARG (2004-05), Guaraní-PAR (2005-06), Olmedo-EQU (2006-07), Estrela Vermelha-SER (2007-08), Huracán-ARG (2008-09), Shanghai Shenhua-CHN (2009), Shenzhen Asia Travel-CHN (2009), LDU-EQU (2010-11) e Palmeiras (2012)
Títulos: Campeonato Equatoriano de 2010 e Recopa Sul-Americana de 2010 (ambos pela LDU).

Comentários