Federer passeia contra fã declarado e avança às quartas na Austrália

Federer não teve dificuldades para bater o local Bernard Tomic e avançar às quartas do Aberto da Austrália. Foto: EFE

Federer não teve dificuldades para bater o local Bernard Tomic e avançar às quartas do Aberto da Austrália

O suíço Roger Federer não teve muito trabalho para garantir sua vaga nas quartas de finais do Aberto da Austrália. O tetracampeão do toneio e recordista de títulos em Grand Slams - com 16 conquistas - superou, neste domingo, um fã declarado: o jovem australiano Bernard Tomic, 19 anos. Federer fechou o jogo em 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/2 e 6/2, em uma hora e 44 minutos de disputa. Com a vitória, o suíço está a um jogo de alcançar mais uma marca impressionante em sua carreira: a milésima partida em circuitos da ATP.

Antes do duelo, Tomic havia declarado toda a sua admiração pelo suíço, afirmando que Federer é seu tenista favorito e o classificou como o melhor da história. Em quadra, o aprendiz não foi páreo para o veterano.

Contando com o apoio constante da torcida presente na Rod Laver Arena, em Melborne, Tomic iniciou bem a primeira parcial da partida. Com aproveitamento de 68% nos primeiros serviços, o jovem tenista conseguiu equilibrar as primeiras ações. Porém, com boa presença na subida de rede, Federer conseguiu a quebra e fechou o set em 35 minutos.

Na segunda parcial o equilíbrio não durou muito tempo. Com 12 erros não forçados, o tenista local não segurou as investidas ofensivas de Federer, que fechou o set em 6/2 e não encontrou mais grande resistência do atleta da casa. A última parcial teve o mesmo placar do segundo set. Arrasador, Federer conseguiu 17 winners, contra apenas 5 do rival, e não teve dificuldades para fechar a partida.

Na próxima fase, Federer tem duelo duro pela frente com o argentino Juan Martin Del Potro, que garantiu seu retorno ao top-10, com a classificação às quartas de final do Aberto da Austrália. Ele derrotou sem maiores problemas o alemão Philipp Kohlschreiber, em 6/4, 6/2 e 6/1, e garantiu a subida de posição na próxima lista da ATP.

Eles já se enfrentaram nove vezes pelo circuito profissional e a vantagem no retrospecto é do suíço, dono de sete vitórias. Mas o argentino tem a seu favor a vitória no confronto mais memorável entre eles, na final do Aberto dos Estados Unidos de 2009. Na ocasião, Del Potro venceu após longa disputa em cinco sets e impediu que Federer conquistasse o título em Nova York pela sexta vez consecutiva.

Comentários