Na sombra do Barça, Neymar testa popularidade após "volta ao mundo"

O plano de carreira de Neymar previa em 2011 a internacionalização da imagem do jogador. A serviço do Santos e da Seleção Brasileira, o atacante apresentou seu futebol, promoveu eventos de patrocinadores e buscou aproximação com o público no Peru, Venezuela, Chile, Paraguai, Colômbia, Uruguai, México, Argentina, Costa Rica, Estados Unidos, Áustria, Inglaterra, Alemanha e Japão. Hoje, ele chega à Suíça para testar o seu alcance mundial no prêmio Bola de Ouro da Fifa, em Zurique.

Neymar está longe de ser o protagonista da festa. O atacante parou na lista dos 23 primeiros e verá da platéia a provável consagração de Lionel Messi como melhor do mundo em um evento que terá inevitavelmente o Barcelona como maior homenageado. Justamente o time que provocou o ponto baixo do craque na temporada com a perda do Mundial de Clubes em dezembro.

De qualquer forma, será a primeira participação de Neymar em um evento com todos os "pesos pesados" do futebol mundial. Além das estrelas atuais, ele dividirá holofotes com ex-jogadores como Pelé, Gullit, Platini, Beckenbauer, entre muitos outros. O espaço que ganhará na festa será uma boa medição do seu alcance internacional.

Mais do que isso, Neymar concorre a dois prêmios secundários, mas que para o jogador significa muito. O mais comemorado seria o do gol mais bonito, no qual concorre com Rooney e Messi e tem decisão por voto popular. Entrar na seleção ideal do ano parece mais improvável, mas o fator de o santista ser o único entre os 55 pré-selecionados que não atua na Europa já é motivo de comemoração.

Curiosamente, Neymar ainda não visitou o país em que é mais popular fora do Brasil. Por conta do interesse de Real Madrid e Barcelona, o atacante ganhou manchetes durante todo o ano na Espanha e ainda tem seu nome especulado para uma futura transferência. Neymar renovou com o Santos e prometeu ficar no clube até 2014.

Festa azul-grená

O Barcelona dará o tom da festa da Fifa nesta segunda-feira. Além de Xavi e Messi, que concorrem ao prêmio de melhor jogador do mundo, Pep Guardiola é o favorito para ganhar na categoria técnico. Fora isso, os onze titulares do Barcelona estão entre os pré-selecionados para a seleção ideal.

Nem mesmo os principais rivais do time azul-grená devem comparecer ao evento. A imprensa espanhola, desde a última semana, dá como certa a ausência dos concorrentes merengues por conta da preparação do clube para o jogo de terça-feira contra o Málaga pela Copa do Rei. A Fifa ainda tenta contornar a situação e ainda não se pronunciou sobre a possível falta, entre outros, do técnico Mourinho e de Cristiano Ronaldo.

Comentários