Mello lidera sets, mas cede virada e cai para Tsonga em Melbourne

Tsonga, que perdia por 4/2 tanto o primeiro quanto o terceiro sets, cumprimenta Mello após vitória por 3 a 0. Foto: AP

Tsonga, que perdia por 4/2 tanto o primeiro quanto o terceiro sets, cumprimenta Mello após vitória por 3 a 0

O brasileiro Ricardo Mello teve boa atuação e pelo menos duas boas oportunidades de vencer um set frente ao francês Jo-Wilfried Tsonga, mas os bons saques do rival e algus erros do tenista nacional acabaram dando a vitória para o cabeça-de-chave número seis. Foram 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 64 e 6/4 em uma hora e 58 minutos de jogo.

Na primeira parcial, Mello foi bem, mostrando muita paciência para decidir os pontos, explorando o backhand do rival e conseguindo uma quebra no sexto game para fazer 4/2, mas acabou tendo a vantagem igualada logo no game seguinte. O brasileiro ainda voltou a confirmar seu saque, porém foi novamente quebrado e deixou o francês fechar em 7/5.

Mesmo com Tsonga aparentando certa displicência e irritação excessiva em diversos lances, o representante europeu converteu novo break point logo na abertura do segundo set, mantendo a vantagem até o fim. Quando sacava em 4/3 e 5/4 ele ainda viu Mello ter a chance de quebra com 30/40, mas disparou bons saques para confirmar a vantagem.

Na terceira e decisiva parcial, o filme se repetiu. Novamente o brasileiro incomodou o adversário com golpes fundos e abriu 4/2 com uma quebra, vantagem liquidada logo na sequência. O francês manteve a alta performance, quebrando para sacar em 5/4 e fechando o jogo no game seguinte.

Tsonga, que mostrou certo descontrole com seus erros não forçados (foram 44 em toda a partida) e estava ansioso para definir os pontos rapidamente, segue vivo no Aberto da Austrália depois de somar 54 bolas vencedoras, sendo 15 aces, contra 18 e dois respectivamente por parte de Mello.

Vice-campeão do torneio em 2008 e semifinalista em 2010, o francês enfrenta agora o português Frederico Gil, número 107 do mundo, que surpreendeu o espanhol Marcelo Granollers, o 28, por 6/3, 4/6, 6/4 e 6/3. Gil já enfrentou Tsonga duas vezes, sempre sobre quadras duras semelhantes às de Melbourne, caindo por 6/3 e 6/4 em 2009, em Johannesburg, e pelo mesmo placar em 2010, em Montpellier.

Comentários