Bellucci vence, se vinga de rival e mantém tradição na Austrália

Brasileiro precisou virar o primeiro set antes de vencer e agora enfrenta Gael Monfils. Foto: Getty Images

Brasileiro precisou virar o primeiro set antes de vencer e agora enfrenta Gael Monfils

O brasileiro Thomaz Bellucci estreou com vitória no Aberto da Austrália. Na madrugada desta terça-feira, ele venceu o israelense Dudi Sela pela primeira vez na carreira e manteve uma tradição no Grand Slam australiano, avançando à segunda fase pela terceira vez consecutiva. O 38º colocado do ranking mundial se credenciou para enfrentar agora o francês Gael Monfils, ex-integrante do top 10 da lista e atualmente o 15º.

Bellucci disparou 10 aces e converteu 38 dos 47 pontos depois de encaixar o saque inicial. Ele aproveitou metade das dez chances criadas para quebrar o saque do rival. Desta forma, finalmente conseguiu vencer Dudi Sela por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5), 6/4 e 6/3.

Embora o placar indique um resultado relativamente tranquilo, o paulista precisou encaixar uma virada no primeiro set. Sela chegou a sacar em 5/4 para fechar a parcial, mas não conseguiu converter a oportunidade. Depois de estar perdendo por 3-5 no tie-break, o israelense igualou o marcador em 5-5 antes de ceder terreno ao adversário.

O experiente Sela, 26 anos e número 76 do planeta, havia levado a melhor nos dois confrontos anteriores com Bellucci, ambos em circunstâncias memoráveis. Na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos de 2011, Sela começou em desvantagem, mas ganhou com direito a "pneu" na última parcial, por 4/6, 2/6, 6/4, 6/3, 6/0. Na semifinal do ATP Challenger Finals de 2011, disputado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, ele eliminou o brasileiro diante da torcida local.

Em Melbourne, Bellucci disputa seu primeiro Grand Slam sob o comando do técnico Daniel Orsanic. O brasileiro também alcançou a segunda rodada das edições de 2010 e 2011 do Aberto da Austrália e só foi eliminado na estreia do torneio uma vez na carreira: em 2009. Ele tenta agora quebrar um tabu, visto que jamais chegou à terceira fase. Nos últimos dois anos, foi derrotado pelo norte-americano Andy Roddick, então sétimo do mundo, e pelo tcheco Jan Hernych, na época apenas o 241º da lista da ATP.

Em mais um confronto disputado na madrugada desta terça-feira, Gael Monfils superou o local Marinko Matosevic por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5), 6/3 e 6/3. Cabeça de chave número 14 em Melbourne, o tenista francês vem do vice-campeonato do ATP 250 de Doha e tem como melhor resultado no Aberto da Austrália a classificação às oitavas de final em 2009, quando caiu diante do compatriota Gilles Simon, então oitavo do mundo.

Na próxima rodada do primeiro Grand Slam da temporada, Bellucci e Monfils se enfrentarão pela segunda vez no circuito profissional. Nas oitavas de final da edição de 2009 do ATP 500 de Acapulco, o francês, 25 anos, venceu o adversário brasileiro por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7-4), 6/7 (5-7) e 6/1.

Comentários