Vizinho da capital, Taboão tem misto de torcidas e muitas queixas

Com torcedores de grandes equipes paulistas, Taboão conseguiu primeira vitória na Copa SP de 2012. Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Com torcedores de grandes equipes paulistas, Taboão conseguiu primeira vitória na Copa SP de 2012

O Taboão da Serra, equipe da Grande São Paulo, estreou na 43ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior com uma derrota, em casa, por 4 a 0 para o São Caetano. Mas o resultado não impediu que pouco mais de mil torcedores fossem apoiar o time no último sábado e vissem a sua recuperação, com uma vitória por 2 a 1 contra o CSA.

A cidade de Taboão da Serra está colada à zona oeste da capital paulista. Por isso, o apoio ao time da cidade acaba ficando em segundo plano. Nas arquibancadas, camisas de Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians são as mais comuns, ao lado de outras de times internacionais. E as queixas dos torcedores, as mesmas que fazem aos seus clubes de coração.

Durante todo o jogo - de nível técnico sofrível - a relação com o time foi instável, com muitas reclamações, principalmente daqueles que passaram o jogo colados ao alambrado. "O Taboão é feio demais. Tem de arrumar uns caras bons aí", sentenciou um torcedor ainda nos primeiros minutos de jogo.

A mira era o lateral esquerdo do time, que falhara em dois lances consecutivos. Mas o "castigo" veio rápido, com a sua substituição ainda antes do intervalo.

O gol de Léo para o Taboão, aos 33min, acalmou um pouco os ânimos, depois de um período de pressão do time alagoano. Placar trocado manualmente, e, pouco depois, mais queixas.

Como não houve cobrança de ingressos, ao fim do primeiro tempo havia menos gente do que no início da partida. Pelas catracas do estádio, o entra-e-sai foi constante. A cada entrada, uma nova revista da Polícia Militar, que terminou o jogo com apenas esse trabalho.

Junto aos torcedores do Taboão da Serra, praticamente toda a delegação do Coritiba acompanhou o jogo da arquibancada. Os dois times se enfrentam na última rodada da primeira fase. Na "preliminar" de sábado, o Coritiba venceu o São Caetano por 4 a 1.

No início do segundo tempo, o clima voltou a ficar tenso com um gol de Parrudo, para o time alagoano. "Tem tanto jogador bom na cidade e os caras botam esses moleques para jogar...", lamentou outro torcedor.

Na arquibancada, o clima familiar também chamou a atenção. Teve até família que levou o cachorro para assistir ao jogo, sem qualquer problema. Nos arredores do estádio, muitos garotos, de férias, preferiram as pipas à partida. Por sinal, duas delas caíram sobre o gramado e acabaram interrompendo a partida.

A vitória veio aos 22min da segunda etapa, quando Léo cobrou um escanteio pela esquerda e, depois de um bate-rebate, Renan empurrou para as redes. O bandeirinha chegou a marcar impedimento, mas voltou atrás e correu para o centro do campo. Os jogadores do CSA cercaram o árbitro, mas ficou por isso mesmo.

Na saída do estádio, pouca esperança de classificação para o time de Taboão. "Quero ver esse time aí ganhar do Coritiba", provocou um torcedor. Certamente, não será uma missão das mais fáceis. Outro, já com algumas cervejas na cabeça, reclamava da polícia. "Daqui a pouco vão fechar os bares às 22h. Estamos voltando ao tempo da ditadura..."

Comentários