Djokovic sofre, mas faz 3 a 0 em Ferrer e revê Murray na semi

Djokovic bateu Murray em sets diretos na decisão do Aberto da Austrália de 2011. Foto: AP

Djokovic bateu Murray em sets diretos na decisão do Aberto da Austrália de 2011

A vitória de Novak Djokovic sobre David Ferrer na manhã desta quarta-feira (horário de Brasília) foi por 3 sets a 0, mas isso não quer dizer que o sérvio encontrou vida fácil para avançar à semifinal do Aberto da Austrália. Número um do mundo, o jogador sofreu especialmente no segundo set, quando deu mostras de cansaço e precisou virar o tie-break, mas ao final conseguiu bater o espanhol em sets diretos: 6/4, 7/6 (7-4) e 6/1.

Com o resultado, Djokovic reencontrará o britânico Andy Murray, que durante a madrugada dominou o japonês Kei Nishikori por 6/3, 6/3 e 6/1. O retrospecto na ATP aponta dez confrontos já disputados entre os tenistas que se enfrentarão na semifinal, com seis vitórias para o líder do ranking. A mais importante veio justamente na final do primeiro Grand Slam de 2011, quando o sérvio obteve parciais de 6/4, 6/2 e 6/3.

O número quatro do planeta, por sua vez, levou a melhor no último duelo: vencia por 6/4 e 3/0 quando o rival desistiu na decisão do Masters 1000 de Cincinnati, em agosto passado. Em quadras duras como as do Melbourne Park, o histórico aponta empate por 4 a 4, visto que dois dos êxitos do sérvio sobre o britânico vieram no saibro.

O jogo

A duração da partida (duas horas e 44 minutos) indica o quanto de resistência Ferrer conseguiu impor em quadra. Errando pouco e forçando Djokovic a disputar pontos muito longos, o espanhol só perdeu o primeiro set após 58 minutos. Quando o sérvio sacou para fechar em 5/4, ainda precisou mostrar coragem para salvar um break point com uma esquerda paralela vencedora na segunda bola.

A segunda parcial foi ainda mais difícil para o favorito. Depois de 16 minutos de disputa, ele conseguiu abrir 2/0, mas Ferrer foi buscar a quebra de desvantagem. Após muito trabalho, Djokovic finalmente derrubou de novo o serviço do quinto melhor tenista do planeta, mas acabou surpreendido e não conseguiu confirmar o placar quando sacou em 6/5. No tie-break, o espanhol ainda teve vantagem de 3-1 e 4-2 antes de, precipitado, cometer erros não forçados e permitir a virada do adversário.

O terceiro set, enfim, foi tranquilo para o sérvio. Confiante, ele conseguiu definir os pontos mais rapidamente e já não repetia o gesto indicando cansaço de abaixar as costas e colocar as mãos nos joelhos que tanto fez nas duas primeiras parciais.

"Não me senti 'fresco', não é fácil enfrentar alguém que corre muito e sempre te obriga a bater uma bola a mais", confirmou Djokovic, em entrevista ainda na quadra à emissora local Channel 7, após o embate.

Apesar das dificuldades, o atual campeão de Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos segue na luta pelo terceiro Grand Slam consecutivo. Esta é a sétima semifinal seguida do atleta nos quatro maiores torneios do mundo - nesse tipo de evento, ele ostenta uma invencibilidade de 19 jogos.

Djokovic e Murray reeditarão a decisão de 2011 na próxima sexta-feira, na Rod Laver Arena, ginásio principal do Melbourne Park. No mesmo local, um dia antes, a partir das 6h30 (de Brasília), o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer fazem a outra semifinal da competição.

Comentários