Lesão de Ceni leva provação a Denis; São Paulo deve buscar goleiro

Rogério Ceni, 39 anos, tem segunda lesão séria da carreira. Foto: Aloísio Mauricio/Terra

Rogério Ceni, 39 anos, tem segunda lesão séria da carreira

A ausência de Rogério Ceni por um período que pode chegar a até seis meses deve fazer Denis responder uma questão frequente no Morumbi: o São Paulo tem um substituto preparado para o posto de seu camisa 1? Com apenas os jovens Léo e Leonardo para a reserva no elenco, o clube também deve partir em busca de outro goleiro, o que é pedido público do técnico Emerson Leão.

Denis, titular nos dois primeiros jogos da temporada, teve sua primeira grande prova de fogo entre os titulares em 2009. Naquela altura, Rogério Ceni fraturou o tornozelo e ficou de fora por quatro meses. Bosco, o reserva imediato, também precisou se ausentar por questões médicas. No último ano, foi herói de empate sem gols contra o Vasco, em São Januário.

Segundo os números da temporada 2009, o São Paulo sofreu mais gols quando não teve Rogério Ceni em campo. Com o capitão, foram 36 gols sofridos em 36 partidas. A média de 1 gol por jogo foi melhor que a de Denis, que teve 1,11 de índice (em 19 jogos), e também de Bosco, que ficou com 1,28 (18 jogos).

Denis, hoje com 24 anos e mais experiente, foi colocado à prova em dois jogos contra o Cruzeiro no mata-mata da Libertadores 2009. Teve atuação destacada no primeiro, falhou no segundo e viu o São Paulo, eliminado, ainda perder o técnico Muricy Ramalho, demitido. A expectativa desta vez é que Rogério Ceni também possa abreviar seu retorno.

"Podem esperar dedicação plena dele. O Rogério gosta do que faz. É como o Careca diz, que profissional é só na carteira. 'Eu gosto é de jogar'. O Rogério adora jogar, o clube é sua casa e ele vai melhorar os prazos trabalhando", define Marco Aurélio Cunha, superintendente são-paulino em 2009 e amigo pessoal de Ceni. Na época, ele voltou em quatro meses ao fraturar o tornozelo na ocasião. A expectativa era seis meses.

Leão quer outro goleiro para lugar de Ceni

Com Denis e dois outros jovens à disposição, o São Paulo também deve ir atrás de nova opção para o gol. Richard, o mais experiente da base, está emprestado ao Paulista de Jundiaí. Dessa forma, os nomes de Gabriel, do Cruzeiro, e Felipe, do Santos, são especulados.

"Queremos jovens, um goleiro que não venha só para alguns meses, mas para dez anos, que tenham Marcos e Rogério Ceni como exemplos", disse Emerson Leão à TV Gazeta. O técnico é o principal defensor da ideia de contratar um novo nome. Wagner Ribeiro, empresário do goleiro Felipe, nega qualquer contato.

"Não existe nada, o São Paulo não procurou", afirma ele, agente do meia Lucas. No passado, Felipe chegou a conversar sobre uma transferência com o clube e deve deixar o Santos, novamente por empréstimo, após participar do rebaixamento do Avaí. "Ele precisa sair. Hoje, ele é o terceiro goleiro santista. Ele quase foi para o São Paulo há uns dois anos, mas o Santos não liberou na época".

Comentários