Muricy põe rivais à frente do Santos e prevê evolução de Neymar

Mesmo de férias, Muricy Ramalho já começou a frequentar o CT Rei Pelé em 2012. Foto:  Ivan Storti/Santos FC/Divulgação

Mesmo de férias, Muricy Ramalho já começou a frequentar o CT Rei Pelé em 2012

O técnico Muricy Ramalho sequer voltou oficialmente das férias e já é figura constantemente vista no CT Rei Pelé. Tudo para diminuir o peso de um começo diferente do Santos na atual temporada. O treinador terá um time desfigurado nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, sem a presença das principais estrelas, por conta do calendário apertado que transformou o clube alvinegro em recordista de jogos no País em 2011 (77 aparições) e trouxe consequências que o fazem colocar rivais à frente do atual bicampeão estadual em 2012.

Em entrevista ao Terra, Muricy cita que São Paulo e Corinthians largam em melhores condições que o Santos por terem iniciado a pré-temporada com o grupo completo, já no início de janeiro. Por isso, o treinador espera pela sequência na evolução de Neymar, a quem costuma chamar de "gênio" e "diferenciado", como fator determinante para a temporada.

"Corinthians e São Paulo saem na frente, têm muitas contratações, mas mais pela preparação. Eles voltaram antes por motivos óbvios, já que tivemos que trabalhar até o dia 20", afirmou, lembrando do Mundial de Clubes do ano passado. "O Neymar está em evolução, cada vez melhor como jogador e como pessoa. É fundamental para mim ter esse jogador".

Muricy Ramalho e quase todos os titulares no Mundial se reapresentam aos treinos na tarde desta próxima sexta-feira. A estreia do Santos no Paulista será no sábado, contra o XV de Piracicaba, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Barão de Serra Negra.

Confira a entrevista com o técnico Muricy Ramalho:

Terra: Você conseguiu se desligar um pouco do futebol nas férias ou continuou assistindo a muitos jogos? Acha que São Paulo ou Corinthians saem na frente pelas contratações que fizeram para a disputa do Campeonato Paulista? Preocupa o fato de não terem chegado jogadores, principalmente para as laterais?
Muricy Ramalho: Eu desliguei um pouco, claro que é importante, mas sempre vendo alguns jogos, principalmente da Copa São Paulo. Corinthians e São Paulo saem na frente, têm muitas contratações, mas mais pela preparação. Eles voltaram antes por motivos óbvios, já que tivemos que trabalhar até o dia 20. Então, por esses motivos, saem um pouco na frente.

Terra: O quanto prejudica ou ajuda esse retorno mais tarde dos titulares para a temporada? No início do Brasileiro, o Santos não conseguiu bons resultados quando você precisou poupar os campeões da Libertadores. Acha que, pela diferença de nível no Paulista, não fará tanta diferença?
Muricy Ramalho: No Paulista sempre é importante ter os melhores jogadores, mas não tem como. Tivemos que cumprir o nosso calendário e não conseguiríamos voltar antes, tem que ter férias já que o Santos foi o time que mais jogou no Brasil, mas o Campeonato Paulista vai ser complicado como qualquer outro.

Terra: O Neymar vem de uma temporada em alto nível, com títulos. Ele é o grande trunfo para o Paulista ou você aposta no desenvolvimento de jogadores que não terminaram o ano bem: Elano, Léo e Henrique?
Muricy Ramalho: Tem que dar nível a todos eles, o importante é que vão fazer uma boa pré-temporada, acho que isso é fundamental.

Terra: A garantia de ter o Neymar até o fim do seu contrato traz mais segurança? Você o cita como genial, diferenciado e ele foi o protagonista do último Paulista. É possível acreditar que ele evolua ainda mais para este ano?
Muricy Ramalho: Com certeza, o Neymar está em evolução, cada vez melhor como jogador e como pessoa. Então, é fundamental para mim ter esse jogador no Santos.

Terra: Qual foi a principal lição adquirida pela derrota no Mundial de Clubes? E o quanto pode interferir no modo de jogo do Santos em 2012? Mudará alguma coisa na característica tática do seu time?
Muricy Ramalho: Acho que é uma experiência a mais. Aprendemos todos os dias.

Terra: Hoje, quais as principais carências do time para chegar ao que você denomina como um "bom elenco"? Já sabe se aproveitará jogadores que estão disputando a Copa São Paulo? Quais? O Emerson, pela personalidade apesar da pouca idade, pode ser a principal aposta para 2012?
Muricy Ramalho: Há alguns jogadores que estão chamando a atenção, só que a idade deles é a preocupação porque a Copa São Paulo diminui a idade, mas tem jogadores que estão bem e vamos utilizar. Não vou falar sobre as carências, porque cria um clima para especulação.

Comentários