Dependência por Neymar faz Santos variar entre lanterna e campeão

Sem Neymar, Muricy vê desempenho do Santos despencar no Brasileiro. Foto: Marcelo Pereira/Terra

Sem Neymar, Muricy vê desempenho do Santos despencar no Brasileiro

É natural que uma equipe caia de rendimento quando não pode contar com seu melhor jogador - mais normal ainda se este atleta é o mais badalado e apontado como o grande astro do futebol nacional. Mas a dependência do Santos pelo atacante Neymar vai um pouco além disso neste Campeonato Brasileiro, apresentando uma oscilação enorme: com o atacante em campo, a equipe de Muricy Ramalho possui um rendimento superior ao do líder Fluminense; sem o camisa 11, entretanto, o aproveitamento é mais baixo que o do lanterna Atlético-GO.

Atualmente, o Santos aparece na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos ganhos em 78 possíveis - um aproveitamento não muito animador, de 42,3% dos pontos jogados. Em 26 jogos, foram oito vitórias, nove empates e mais nove derrotas. No entanto, destrinchando esses números, fica mais do que evidente a dependência do time alvinegro por Neymar.

Sem Neymar, desempenho de lanterna:

Neste sábado, o clube da Vila Belmiro realizou sua 17ª sem Neymar neste Campeonato Brasileiro - o atacante cumpriu suspensão -, e a derrota por 3 a 1 para a Portuguesa foi a oitava dos pupilos de Muricy Ramalho sem o camisa 11. Nos outros jogos em que não pôde contar com seu grande astro em campo, o Santos colecionou somente duas vitórias e conquistou sete empates. Isso, traduzido em números, significa a conquista de modestos 13 pontos em 51 possíveis - ou 25,5% deles.

Tal rendimento é inferior ao de qualquer equipe neste Campeonato Brasileiro (levando-se em consideração as 25 ou 26 partidas já realizadas). Até mesmo as quatro equipes que compõem atualmente a zona de rebaixamento detêm um percentual melhor: o Sport (17º) tem 32%, o Palmeiras (18º) aparece com 29,5%, o Figueirense (19º) possui 28,2% e o lanterna Atlético-GO aparece com 26,7%.

Em campo, Neymar deixa Santos com aproveitamento campeão:

Por outro lado, a presença de Neymar em campo neste Brasileiro potencializa o aproveitamento do Santos. Foram poucas partidas do camisa 11 na competição, é verdade, mas o bastante para que o time alvinegro esteja, ao menos, pouco preocupado em relação a rebaixamento.

O astro santista marcou oito gols nas nove partidas que disputou até agora, ajudando o time a vencer seis vezes e a empatar duas - perdendo somente uma vez. Em números: 20 pontos conquistados em 27 possíveis e um incrível rendimento de 74,1%. Superior ao de qualquer equipe que briga por uma vaga na Copa Libertadores da América. Maior que o do líder Fluminense, que conquistou 71,8% dos pontos que disputou.

Para se ter uma ideia da importância de Neymar para o Santos atual, o rendimento de 74,1% é superior ao de qualquer equipe que tenha sido campeã brasileira na chamada "era dos pontos corridos"(pós 2003). O Corinthians, por exemplo, faturou o título em 2011 com 62,3% de aproveitamento. Até hoje, a melhor campanha de uma equipe que tenha levantado a taça foi a do Cruzeiro de 2003, com 72,5%.

Terra

Comentários