Na volta ao Grupo Mundial, Brasil enfrenta EUA fora de casa


A dupla dos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo terá trabalho contra Bob e Mike Bryan. Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação
A dupla dos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo terá trabalho contra Bob e Mike Bryan
O Brasil enfrenta os Estados Unidos fora de casa na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis, em fevereiro. O País voltou à elite do torneio após ganhar da Rússia, na repescagem, e obrigatoriamente jogaria contra um cabeça de chave, pois está em 16º lugar no ranking. Os americanos estão na sexta colocação. O sorteio foi realizado na manhã desta quarta-feira, em Londres.

As duas equipes jogaram quatro vezes, e os brasileiros ganharam apenas uma. O último duelo foi em 1997, vencido pelos EUA por 4 a 1, em Ribeirão Preto. Três meses antes de conquistar o seu primeiro título de Roland Garros, Gustavo Kuerten perdeu de Jim Courier, atual capitão americano.
A única vitória do Brasil foi em 1966, quando Jose-Edison Mandarino e Thomaz Koch fizeram 3 a 2 em Porto Alegre, contra o time que contava com Arthur Ashe, que dá nome ao principal estádio do complexo de Fleashing Meadows, sede do US Open.
Os Estados Unidos não contam mais com o ex-número 1 do mundo Andy Roddick, que se aposentou, mas John Isner ocupa atualmente a 10ª colocação do ranking e tem um dos melhores serviços do circuito. A principal característica do jogador ainda será potencializada, pois os anfitriões provavelmente vão escolher jogar em quadra dura. O brasileiro Thomaz Bellucci venceu o único duelo que disputou contra Isner, no saibro do Masters 1000 de Roma.
A equipe americana ainda conta com Mardy Fish, atual 22º do mundo, mas o ex-top 7 passou por cirurgia no coração no primeiro semestre e recentemente abandonou as oitavas de final do US Open por problemas físicos. A outra opção seria Sam Querrey (26º). Bellucci nunca jogou contra nenhum dos dois.
Nas duplas, o problema aumenta. Bob e Mike Bryan são campeões olímpicos, donos de 81 títulos na carreira e lideram o ranking mundial. Marcelo Melo os enfrentou duas vezes neste ano, ambas em quadras rápidas, e foi derrotado, primeiro ao lado do argentino Juan Monaco, e em seguida com o croata Ivan Dodig. Na Davis, faz parceria com Bruno Soares.
O Brasil voltou ao Grupo Mundial após nove anos com uma vitória por 5 a 0 sobre a Rússia, em São José do Rio Preto.
Veja todos os duelos da primeira rodada do Grupo Mundial:
Canadá x Espanha
Itália x Croácia
Bélgica x Sérvia
EUA x Brasil
França x Israel
Argentina x Alemanha
Cazaquistão x Áustria
Suíça x República Checa
As seleções à esquerda jogam em casa. O único mando de quadra decidido por sorteio foi entre Cazaquistão e Áustria
Terra

Comentários