Renault pede desculpas à Red Bull por nova falha em motor de Vettel

Vettel estava a apenas 24 pontos de Fernando Alonso antes do GP da Itália; agora está a 39. Foto: Getty Images

Vettel estava a apenas 24 pontos de Fernando Alonso antes do GP da Itália; agora está a 39

A fornecedora de motores Renault pediu desculpas à Red Bull pela falha no alternador que causou o abandono de Sebastian Vettel do GP da Itália do último domingo, em Monza. É a segunda vez que um erro dos franceses atrapalha os austríacos. Em Valência, o bicampeão liderava a etapa da Europa quando o propulsor parou de funcionar.

Segundo o site da revista inglesa Autosport, o chefe de operações de pista Remi Taffin afirmou que o fim de semana foi "inaceitável" em termos de "desempenho" e "confiabilidade". O alternador também falhou no terceiro treino livre, na última sexta-feira.

A empresa francesa explicou que trocou as especificações do componente após o problema em Valência e acreditou que tudo estava resolvido. A peça superaqueceu e fechou o fornecimento de energia, mas exatamente por que ainda não se sabe. A Renault garantiu que transformou esse problema em prioridade e espera resolvê-lo até o GP de Cingapura, em 23 de setembro.

Como Mark Webber também não completou a corrida, por problemas com os pneus, o chefe da Red Bull, Christian Horner, ficou ainda mais frustrado e exigiu que isso não aconteça novamente, pois "já custou uma vitória em Valência" e "pontos em Monza". Vettel caiu para o quarto lugar e está a 39 pontos do líder Fernando Alonso, da Ferrari.

Taffin disse que está confiante em resolver o problema. A Renault percebeu que o alternador do motor de Jerome D'Ambrosio, da Lotus, estava prestes a falhar após o treino classificatório e conseguiu trocá-lo a tempo. Agora vai examiná-lo e espera desvendar o mistério.

Terra

Comentários