Eventos: “O Futuro dos Clubes Brasileiros”

 

Gabriela Ribeiro

Na última segunda-feira (17), em São Paulo, foi realizado o seminário “O Futuro dos Clubes Brasileiros”, promovido pela Trevisan Escola de Negócios em parceria com a Pluri Consultoria. A casa do evento foi aem construção Arena Palestra Itália, nova casa do Palmeiras. Entre os palestrantes e espectadores estiveram grandes nomes do futebol nacional, como o presidente do Santos, Luis Álvaro Oliveira Ribeiro, João Gilberto Vaz, presidente da Abrarenas e Luis Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians. Além de gestores de futebol e diretores de entidades esportivas, representantes do governo e da iniciativa privada marcaram presença no seminário. As principais discussões do evento envolveram as novas arenas que estão em construção no Brasil e as iniciativas de marketing dos clubes.

O seminário também contemplou o resultado do “Prêmio Executivo de Esporte 2011″. Felipe Ximenes, superintendente de futebol do Coritiba, foi indicado ao título na categoria “Futebol”. Único representante do futebol paranaense entre os nomeados, Ximenes falou sobre a importância do trabalho do gestor esportivo. “A função do gestor é colocar em prática as estratégias definidas pela diretoria do clube”, disse Ximenes. Mesmo sem receber o prêmio (o vencedor foi Rodrigo Caetano do Fluminense) o dirigente se mostrou grato pela indicação. “Eu só tenho a agradecer ao Coritiba Foot Ball Club por ter me proporcionado a condição de representar o futebol do estado do Paraná aqui”, completou. (Para ouvir a entrevista completa, clique aqui)

Uma das maiores decepções do dia foi a falta do presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, que enviou um dos vices do clube para o evento. Tirone foi muito criticado pela imprensa presente por não comparecer ao seminário. Aldo Rebelo, ministro do Esporte e nome esperado para a palestra sobre “O papel do Estado na reestruturação dos clubes”, também mandou um representante.

Em relação aos debates sobre os potenciais das novas arenas, Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos e responsável pela Grêmio Arena, surpreendeu com os números positivos e o projeto inovador do clube gaúcho. “O modelo ‘estádio’ está esgotado e não sustenta nem a própria receita”, disse Antonini, que revelou detalhes do grande empreendimento em Porto Alegre. “É uma arena 100% privada que vai render de 6 a 7 vezes mais do que o estádio”, completou.

Outra discussão relevante do evento foi o debate sobre o futuro do marketing dos clubes, entre Antonio Zambelli, diretor de marketing da SEARA, e Rosenberg. O VP do Corinthians contou ações do Timão e abriu o jogo sobre um novo projeto corinthiano: um programa semanal em uma TV aberta, dividido em três partes. Mais detalhes? É preciso esperar para saber. “Termino dizendo que a Fiel está passando pelo período de maior felicidade de sua história”, disse Rosenberg, com orgulho Alvinegro.

Apesar da falta de alguns nomes versados do futebol nacional, o evento chancelou a necessidade crescente de iniciativas de debate sobre esportes. Se existe uma demanda tão grande de renovação e modernização da área, é preciso que os profissionais que estão envolvidos com o assunto demonstrem interesse por espaços assim. Fica uma ressalva: o público feminino, mesmo que presente em número restrito, sentiu falta de uma representante em pelo menos uma das discussões.

Site Entrando no Jogo

Comentários