Bellucci perde chances de fechar, toma virada e fica com vice em Moscou

Com um set de vantagem, o brasileiro sacou em 5/4 e 6/5, mas não conseguiu fechar o jogo. Foto: Reuters

Com um set de vantagem, o brasileiro sacou em 5/4 e 6/5, mas não conseguiu fechar o jogo

O brasileiro Thomaz Bellucci não tem motivos para reclamar. Após ter feito um grande primeiro set e sacado para vencer o jogo duas vezes na segunda parcial, o paulista foi superado pelo italiano Andreas Seppi na final do ATP 250 de Moscou e terá que se contentar com o vice-campeonato. Seppi venceu a partida por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7-3) e 6/3, e conquistou o terceiro título de sua carreira, mesmo número do brasileiro.

A segunda posição na capital russa garante um salto de sete posições para o Bellucci no ranking da ATP. Antes na 41ª posição, o canhoto ocupará, a partir de segunda-feira, o 34ª posto - sua melhor colocação desde 20 de fevereiro deste ano. Já Seppi, antes em 25º, pula para a 22ª colocação, melhor marca de sua carreira.

A decisão em Moscou, a primeira do brasileiro em quadra dura, ainda significou para Bellucci igualar sua melhor temporada no circuito. Com as duas finais deste ano (Gstaad e Moscou), alcançou a mesma marca de 2009, quando foi à decisão também em Gstaad e na Costa do Sauípe.

Em seu currículo, Bellucci soma o bicampeonato do ATP 250 de Gstaad e o título ATP 250 de Santiago. Este foi o terceiro confronto entre o brasileiro e o italiano. No primeiro, em Hamburgo 2010, Seppi levou a melhor. Um ano depois, o paulista devolveu a derrota, em Roland Garros.

O jogo

Agressivo, Thomaz Bellucci foi dominante no primeiro set. Sacando muito bem - foram oito aces só na primeira parcial -, o canhoto conseguiu a primeira e única quebra do set no quarto game: 3/1.

Em seguida, precisou salvar um break point para confirmar a vantagem, abriu 4 a 1 e se distanciou no placar. Daí em diante, só administrou o jogo e sem correr riscos fechou o primeiro set por 6/3, em 30 minutos.

Após ambos os tenistas confirmarem seus primeiros saques no segundo set, Bellucci encontrou dificuldades para não ser quebrado no 3º game. O paulista ficou com uma desvantagem de 40 a 0, mas com três excelentes serviços salvou todas as chances do italiano e fechou o game, empatando a parcial em 2/2.

O set seguiu equilibrado até o 7º game, quando Bellucci abriu 40 a 15 no saque de Seppi, quebrou o serviço do italiano e passou a liderar por 4/3. No entanto, quando sacava em 5/4 para vencer a partida, o brasileiro se desconcentrou, deixou Seppi abrir 40 a 0 e permitiu ao italiano devolver a quebra para empatar a parcial em 5/5.

Porém, ao invés de sentir o baque, Belluci mostrou mais garra e quebrou o serviço de Seppi logo em seguida, abrindo 6/5. No entanto, mais um vez sacando para vencer o jogo, sentiu a pressão e foi superado pelo italiano, que levou a segunda parcial ao tie-break. No desempate, Seppi foi mais regular, venceu por 7-3 e fechou o segundo set por 7/6.

O fim da segunda parcial parece ter contaminado o brasileiro, que encontrou ainda mais dificuldade no terceiro set. Logo no primeiro game, Bellucci precisou salvar um break point para manter seu serviço. No quinto, foram três chances de quebra recuperadas. Enquanto o paulista suava para manter seus serviços, o italiano confirmava seus saques com facilidade.

Após tantas oportunidades salvas, Bellucci não resistiu e permitiu a quebra no 7º game. O italiano assumiu a liderança do placar, abriu 5/3 e ainda quebrou novamente o saque do brasileiro antes de fechar a parcial em 6/3, faturando o título do ATP 250 de Moscou.

Terra

Comentários