Neymar será julgado por expulsão; Pará e árbitro também vão ao STJD

Expulso contra o Grêmio, Neymar será julgado e pode ser punido. Foto: Ricardo Rimoli/Agência Lance

Expulso contra o Grêmio, Neymar será julgado e pode ser punido

Expulso no empate por 1 a 1 entre Santos e Grêmio, Neymar será julgado na quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O lateral Pará, do time gaúcho, estava no lance que gerou o cartão vermelho e também foi denunciado. Ambos podem ser suspensos por até 12 jogos. Até o árbitro Nielson Nogueira Dias corre risco de ser punido na sessão que está marcada para as 18h (de Brasília).

Neymar, que recebera amarelo por reclamação minutos antes, foi expulso de forma direta por ter dado um pisão em Pará. Ele foi enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em "praticar agressão" e prevê gancho de quatro a 12 jogos. Como já cumpriu a suspensão automática, o atacante pode ser desfalque por até 11 duelos.

Pará não foi advertido no lance, mas as imagens mostram que ele deu um pontapé no adversário antes de ser pisado, além de ter tentado atingi-lo depois. Ele também será julgado por agressão.

Já Nilson Nogueira Dias está enquadrado em três artigos: 259 (deixar de observar as regras da modalidade), 260 (omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas, no curso da competição) e 266 (deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado).

O árbitro, que já foi julgado esse ano no STJD, mas terminou absolvido, corre o risco de pegar até 360 dias de suspensão, além de ter que desembolsar R$ 1 mil.

Terra

Comentários