Murray vence Federer novamente e faz 3ª final seguida em Xangai

Federer perdeu pela nona vez no ano e verá Djokovic mais perto da liderança. Foto: AP

Federer perdeu pela nona vez no ano e verá Djokovic mais perto da liderança

O britânico Andy Murray nunca perdeu em Xangai. Neste sábado, ele aproveitou o saque irregular do suíço Roger Federer, venceu por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, e está na decisão do Masters 1000 chinês pela terceira vez seguida. A partida será no próximo domingo, a partir das 5h30 (Brasília).

Murray foi campeão em Xangai nos últimos dois anos e agora enfrenta o sérvio Novak Djokovic, adversário que venceu na final do Aberto dos Estados Unidos para conquistar o primeiro Grand Slam da carreira. Ele leva desvantagem no confronto direto geral: 7 a 8.

Djokovic está na final após vencer o checo Tomas Berdych e tem 835 pontos de diferença para Federer, líder do ranking. O segundo colocado pode diminuir a diferença para 195 pontos, em caso de título, e para 435 se for vice-campeão.

Murray ganhou de Federer pela décima vez em 18 duelos aproveitando o serviço irregular do adversário. O suíço é apenas o 21º que mais acerta o primeiro saque no circuito, mas tem o melhor aproveitamento de pontos com o segundo: 60%. No primeiro set contra Murray, conseguiu apenas 27% nessa estatística e ainda cometeu cinco duplas faltas. Três delas vieram no quinto game, justamente quando o britânico conseguiu a quebra de vantagem para fechar o set inicial em 6/4.

No início da primeira parcial, o suíço continuou inconstante e precisou salvar sete break points. Depois do sexto, quis que o árbitro fechasse o teto por causa de uma fraca garoa, mas teve seu pedido recusado. Após um ponto brilhante, com um lobby do fundo da quadra e uma curtinha com efeito, acabou confirmando o serviço. Quando Murray sacaria para o jogo, começou a chover e o teto foi fechado. Após a paralisação, ele confirmou o serviço.

Para ganhar seis títulos, Federer, 31 anos, jogou pela 73ª vez no ano e ainda vai defender 3000 mil pontos em três torneios: ATP 500 da Basileia, Masters 1000 de Paris e ATP Finals, em Londres. Na temporada passada, disputou apenas 76 jogos.

Murray está na melhor temporada da carreira por causa dos títulos do Aberto dos Estados Unidos e da Olimpíada de Londres, além da decisão de Wimbledon, mas conquistou apenas três troféus. Vai disputar contra Djokovic a sétima final de 2012.

Terra

Comentários