Ex-flanelinha, atleta de 18 anos troca as ruas de Porto Velho pelo esporte

Mateus Ecangelista futebol de 7 atletismo Paralimpíadas Escolares (Foto: Ana Carolina Fontes)
Mateus Evangelista posa com as três medalhas de ouro nas Paralimpíadas

Há seis anos, Mateus Evangelista resolveu abandonar as ruas de Porto Velho para se dedicar inteiramente ao esporte. Ele passava dias e noites a fio trabalhando como flanelinha na capital de Rondônia, e só estava esperando uma boa oportunidade para mudar de vida. Um dia, quando assistia a uma palestra na escola Joaquim Vicente Rondon, foi convidado por um professor para participar de um torneio estudantil em Fortaleza e nunca mais parou. Hoje, é considerado uma promessa tanto no atletismo e como no futebol de 7, uma adaptação do esporte mais popular do país. Muralha no gol, ele ajudou a seleção brasileira a conquistar o título do Parapan Juvenil, no ano passado, em Bogotá, na Colômbia.

Em sua primeira competição no atletismo, as Paralimpíadas Escolares de 2006, ficou com o lugar mais alto do pódio em todas as provas que disputou: 75m, 200m e lançamento de dardo. Hoje, colecionar medalhas virou rotina para o jovem, que sofreu uma paralisia cerebral no momento do parto, afetando o seu sistema nervoso central e comprometendo os seus movimentos. Nada que atrapalhe o seu desempenho nas pistas e nos gramados. Na sétima edição das Paralimpíadas Escolares, que estão sendo disputadas em São Paulo, sagrou-se campeão nos 100m, no salto em distância e no dardo pela categoria F37.

- Passava o dia cuidando de carros em Porto Velho, mas já estava cansado dessa vida nas ruas. Hoje, eu só pratico esporte. Há seis anos, o professor Silvio Roberto deu uma palestra sobre esporte paraolímpico no meu colégio e me chamou para participar das Paralimpíadas Escolares, em Fortaleza, quando eu tinha 13 anos. Uma semana depois, eu já estava competindo pelo meu estado e ganhei logo as três medalhas de ouro no atletismo. Na época, eu nem sabia direito o que era, mas acabou dando tudo certo. Desde então, nunca mais parei e participei de todas as edições do torneio.

Minha maior paixão é o futebol, mas gosto muito de atletismo. Por enquanto, vou praticando as duas modalidades, ainda tenho quatro anos para me decidir. Vou treinar bastante para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos"

Mateus Evangelista

Polivalente, Mateus tornou-se velocista, lançador, saltador e goleiro. Flamenguista de coração, o jovem de 18 anos é fã de Felipe, arqueiro rubro-negro, a quem se espelha rumo a 2016.

- Minha maior paixão é o futebol, mas também gosto muito de atletismo. Por enquanto, vou seguir praticando as duas modalidades, ainda tenho quatro anos para me decidir. Vou treinar bastante para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, seja lá qual for o esporte - finalizou.

Globo

Comentários