Djokovic salva 5 match points, se vinga de Murray e vence Xangai

Djokovic superou a irritação e Andy Murray para conquistar o Masters 1000 de Xangai. Foto: Reuters

Djokovic superou a irritação e Andy Murray para conquistar o Masters 1000 de Xangai

Novak Djokovic precisou salvar cinco match points para derrotar o britânico Andy Murray por 2 a 1, com parciais de 5/7, 7/6 (13-11) e 6/3, e conquistar seu primeiro título do Masters 1000 de Xangai. Quando perdeu o primeiro set, irritou-se e arrebentou a raquete no meio da quadra. Ao desperdiçar quatro chances de fechar o jogo no tie-break, Murray fez o mesmo.

O sérvio se vingou de duas derrotas doloridas. Ele perdeu para Murray na semifinal da Olimpíada de Londres e na decisão do Aberto dos Estados Unidos. Agora, lidera o confronto direto com nove vitórias e sete derrotas.

Com o título, Djokovic adicionou 1000 pontos ao seu ranking. O suíço Roger Federer parou na semifinal e somou 340. A diferença entre o primeiro e o segundo do mundo caiu para 175. A luta para terminar o ano na ponta está favorável para o sérvio, que defende apenas 560 pontos nos próximos torneios, contra três mil de Federer.

Foram sete quebras apenas no primeiro set. A decisiva aconteceu com Djokovic sacando em 5/5. Ele tinha 40/0, mas deixou Murray encostar. No break point, dominou o ponto, foi à rede e errou o voleio. Irritado e frustrado, o sérvio estraçalhou a raquete. Deixou uma marca na quadra e funcionários precisaram varrer os destroços no intervalo dos sets.

Na segunda parcial, os dois tenistas confirmaram seus serviços e fizeram 3/3. Murray conseguiu dois break points no game e aproveitou outra ida de Djokovic à rede para conseguir a quebra. Em 5/4, perdeu a chance de fechar o jogo e, na sua vez de ficar irritado, jogou a raquete para longe. No tie-break, saiu perdendo de 2 a 0, desperdiçou quatro match points e perdeu por 13 a 11. Djokovic renasceu na partida, conseguiu duas quebras no terceiro set e venceu o jogo.

Djokovic foi campeão pela quinta vez na temporada. Apenas Roger Federer, com seis troféus, venceu mais vezes. O sérvio conquistou os Masters 1000 do Canadá e de Miami, o ATP 500 de Pequim e o Aberto da Austrália. Na Corrida para Londres, ranking paralelo que define os melhores tenistas do ano, abriu 2155 pontos para o suíço.

Este foi seu 13º título de Masters 1000. Na lista de maiores vencedores, está atrás de André Agassi (17), Rafael Nadal (21) e Federer (21).

Murray continua com três títulos em 2012 e sofreu a primeira derrota da carreira em Xangai. Ele entrou na final deste domingo com um retrospecto de 12 vitórias e dois títulos do torneio chinês. O terceiro do ranking venceu a Olimpíada de Londres e o Aberto dos Estados Unidos. Ele também ganhou o ATP 250 de Brisbane, o primeiro campeonato do ano.

Terra

Comentários