Giovani dos Santos vence etapa do Circuito Caixa em Ribeirão Preto

Na tradicional disputa entre Brasil e África, deu empate na 70ª corrida do Circuito Caixa, disputada na manhã deste domingo, em Ribeirão Preto. Giovani dos Santos garantiu o título nacional batendo dois quenianos e um etíope, mas no feminino as estrangeiras deram o troco. A etíope Meseret Legese Biratu ganhou fácil, seguida por duas quenianas. A melhor brasileira, Marily dos Santos, só chegou em quarto lugar. A 11ª e última etapa do Circuito desta temporada será realizada em Brasília, no próximo dia 11.

A elite feminina percorreu duas vezes o circuito para completar os 10 quilômetros.

Até a metade da prova as africanas ainda encontraram alguma resistência, principalmente de Marily e de Conceição Carvalho Oliveira. Aos poucos a etíope Meseret foi abrindo vantagem na ponta e na parte final dominou com tranquilidade para cruzar em 36m18s. As quenianas Edna Mukwana e Jane Jelagat Seurey só chegaram quase um minuto e meio depois.

- Achei o percurso bem difícil, com duas subidas fortes, e senti também o calor, além de ter enfrentado momentos complicados em que tive de ultrapassar muitos amadores. Mesmo assim, estou feliz pela vitória - resumiu a campeã de apenas 21 anos, que está terminando sua primeira temporada no Brasil.

As brasileiras conseguiram ocupar os dois últimos lugares do pódio - Divulgação/Luiz Doro/Adorofoto


Quem também estava satisfeita era a melhor brasileira, Marily dos Santos, que garantiu 30 pontos importantes para assegurar sua liderança no Ranking Nacional. Agora ela tem 33 de vantagem para a segunda colocada Roselaine de Souza Silva, do Cruzeiro, que foi apenas a nona no geral e sexta melhor brasileira.

Na elite masculina, Giovani deu show. O atleta da equipe Pé de Vento e José Márcio Leão, do Cruzeiro, puxaram o ritmo da prova desde o início. O queniano Barnabas Kosgei e o etíope Fikre Assefa Robi deixaram para forçar no final, mas não conseguiram buscar os brasileiros. Giovani cruzou com o tempo de 31m09s.

Leão teve que dar um sprint nos últimos metros para não ser alcançado pelo queniano e terminou em 31min40. Barnabas completou dois segundos depois e o etíope, nove segundos depois de Leão.

- Saí forte e fui acompanhado pelo Leão até o quilômetro cinco. Depois comecei a abrir e fui embora para a vitória. O calor desgastou um pouco e o percurso é bem difícil, mas estava bem treinado – disse Giovani, que se dedicou nesta temporada aos treinos para o Mundial de Meia Maratona, disputado no último dia 6, em Kavarna, na Bulgária.

- Fui o 14º colocado e o primeiro atleta do continente americano – enfatizou o mineiro de Natércia, bastante orgulhoso com o feito.

Ahe Brasil

Comentários