Recém-promovidos esperam por boas campanhas na competição

Realizado há 110 anos, o Campeonato Paulista da Série A1 terá algumas novidades no quesito participantes. Com o acesso de São Bernardo, Penapolense, União Barbarense e Atlético Sorocaba, o torneio terá uma equipe estreante, além da volta de clubes tradicionais.

Prestes a completar 68 anos, o Clube Atlético Penapolense disputará, pela primeira vez, a elite do futebol de São Paulo. Animado, o presidente Nilso Moreira falou sobre a oportunidade de medir forças com os principais clubes do estado. “A expectativa é muito grande. Não sabemos como é a divisão. A gente conhece mais através da TV e alguns jogos in loco. É uma competição completamente diferente da Série A2, com agremiações muito mais fortes que a nossa. Por ser debutante, a gente tem que montar uma equipe pra tentar ficar entre o 14º e o15º lugar e não correr risco de cair.”

Campeão da Copa Paulista de Futebol de 2008, o Clube Atlético Sorocaba volta à elite estadual após seis anos fora. Em 2005, o time amarelo foi rebaixado à Série A2. Representado pelo vice-presidente de futebol Waldir Cipriani, o clube sorocabano espera anunciar um novo comandante para, aí sim, planejar a campanha no torneio. “Estamos trabalhando na equipe de 2013, ainda não fizemos cortes no elenco e nem corremos atrás de grandes atletas. Precisamos contratar um técnico que atenda as necessidades da nossa equipe e apenas depois correremos atrás de formular o nosso elenco”, contou.

O São Bernardo Futebol Clube é o primeiro e único time da cidade a disputar a elite do Campeonato Paulista. O feito foi conquistado em 2011 quando, para infelicidade dos torcedores, o clube voltou à Série A2. Passada apenas uma temporada fora da primeira divisão, o presidente Luiz Fernando Teixeira espera uma melhor campanha desta vez. "As expectativas são as melhores do mundo. Agora precisamos fazer delas realidade. A jornada será muito dura e difícil. Se Deus quiser vamos sobreviver a essa jornada", disse.

Dentre estes quatro clubes que subiram para a Série A1, o mais tradicional é o União Barbarense. Com 98 anos de história, o clube de Santa bárbara d’Oeste já venceu o Campeonato Brasileiro da Série C, em 2004 e o Paulistão da Série A2, em 1998. Ciente da importância da agremiação dentro do estado, o mandatário Dario Furlan não escondeu a satisfação em ver o time da cidade de volta ao primeiro escalão do futebol de São Paulo. “Participar da Série A1 é uma emoção diferente para todos nós. A cidade está eufórica por fazer parte da elite do futebol paulista, que é o melhor campeonato estadual do país, é muito gratificante. É um sonho que vínhamos buscando há vários anos e que se tornou realidade”, afirmou.

Com a benção do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, o Paulistão vem com tudo em mais uma edição. “O Campeonato Paulista é um dos mais importantes, se não for o mais importante de todo o Brasil pela organização, seriedade e credibilidade. Cada vez mais o futebol paulista vem melhorando, com algumas medidas sendo tomadas, principalmente preservando a traquilidade e segurança do torcedor”, analisou.

A abertura oficial da edição 2013 do Campeonato Paulista de Futebol será realizada no dia 20 de janeiro, domingo, na partida entre São Bernardo e Santos, no estádio 1º de Maio.

FPF

Comentários