Em SP, técnico de Nadal elogia Guga, mas diz: "Rafael é melhor"

Para Toni Nadal, posto de maior tenista da história do saibro está entre sobrinho e Borg. Foto: Bruno Santos/Terra

Para Toni Nadal, posto de maior tenista da história do saibro está entre sobrinho e Borg

O confronto entre os "reis do saibro" Gustavo Kuerten e Rafael Nadal jamais aconteceu, mas persiste no imaginário de muitos fãs de tênis. Inclusive no de Toni Nadal, técnico e tio do tenista espanhol que comentou sobre o hipotético duelo nesta sexta-feira em São Paulo, onde está para ministrar uma clínica de treinadores.

Kuerten e Nadal até foram contemporâneos, mas não viveram o auge técnico na mesma época e ambos tiveram "sorte" por isso, na avaliação de Toni. "Seria uma partida difícil. Tivemos a sorte de não coincidir com Guga nas finais e ele também ganhou quando não estávamos. É claro que ele teria chances de vitória. No melhor momento quem teria ganhado? Não sei", avalia.

O brasileiro, 36 anos, atuou na Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) entre 1995 e 2008, sendo campeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001 e número 1 do mundo por 43 semanas. Ele começou a sofrer com problemas físicos em 2000, quando realizou a primeira de duas cirurgias no quadril, e nunca enfrentou Nadal pelo circuito.

O espanhol, 26, estreou na ATP em 2001 e é o maior vencedor de Roland Garros na história da Era Aberta (a partir de 1967, quando os profissionais foram liberados para atuar nos Grand Slam), com troféus em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012.

De forma descontraída, Toni sorriu ao ser questionado sobre os pontos em que Guga supera Nadal e vice-versa. "Rafael é melhor que Guga porque ganhou sete Roland Garros e Guga três, em primeiro lugar", disse ele, que coloca o sobrinho como o maior jogador da história do saibro ao lado do sueco Bjorn Borg, hexacampeão em Paris (1974, 1975, 1978, 1979,1980 e 1981).

"Guga tinha um saque muito melhor que o de Rafael, tinha golpes definitivos melhor, o revés era melhor, não quero contar muito porque no fim veríamos que Guga é melhor que nós", prosseguiu, de novo às gargalhadas, o espanhol, que treina o sobrinho desde que este tinha 4 anos e se refere ao pupilo muitas vezes na primeira pessoa do plural.

"Creio que fisicamente Rafael é melhor, tem a intensidade um pouco maior, porem quando se compara jogadores de alto nível as diferenças são muito poucas", emendou, finalizando a análise.

Assim como Kuerten, Nadal também sofre com problemas físicos: teve uma contusão séria no pé em 2005, a qual ameaçou a sua carreira, e atualmente está na fase final da recuperação de uma inflamação no tendão patelar do joelho esquerdo (síndrome de Hoffa). Líder do ranking mundial por 102 semanas, ele ocupa a quarta posição da lista e não atua desde 28 de julho, quando foi eliminado na segunda rodada de Wimbledon pelo checo Lukas Rosol.

Kuerten, que diz que daria "sufoco" em Nadal, quase enfrentou espanhol em 2005:

Em junho passado, Gustavo Kuerten viajou a Paris e assistiu ao colega se sagrar heptacampeão de Roland Garros. Em entrevista ao site oficial do maior torneio de saibro do mundo, foi questionado sobre Rafael Nadal e disse: "conseguiria ganhar dele? Não sei, mas daria um sufoco nele".

Curiosamente, Kuerten esteve perto de enfrentar Nadal uma vez na carreira. Em julho de 2005, pegaria o espanhol na segunda rodada do ATP de Stuttgart, no saibro, caso tivesse passado pela estreia no evento, contra o americano Hugo Armando. Reclamando de torcicolo, o brasileiro voltava de contusão, era o número 208 do mundo e perdeu por 6/4 e 6/1 para Armando, então número 167, que seria superado na rodada seguinte por Nadal com parciais de 6/2 e 6/1. O tenista de Maiorca conquistaria a competição alemã.

Terra

Comentários