Juventus bate Shakhtar, elimina Chelsea e se classifica

Juventus venceu com gol contra e confirmou classificação às oitavas de final Foto: AP

Juventus venceu com gol contra e confirmou classificação às oitavas de final

Um gol contra de Kurcher aos 11min do segundo tempo definiu a situação final do Grupo E da Liga dos Campeões nesta quarta-feira. Com o tento, a Juventus venceu o Shakhtar Donetsk por 1 a 0, se classificou como líder e de quebra eliminou o Chelsea, que trinfou a primeira sob o comando de Rafael Benítez, mas terá de se contentar com a disputa da Liga Europa a partir de agora.

Shakhtar Donets e Chelsea terminaram empatados em número de pontos: 10. Mas os ucranianos confirmaram a vaga pelo primeiro critério de desempate: o confronto direto. No jogo de ida, na Ucrânia, vitória do anfitrião por 2 a 1. Na volta, em Londres, os ingleses fizeram 3 a 2. Com mais gols fora de casa, o Shakhtar avançou. A Juventus ficou com 12 pontos, na ponta.

O Shakthar iniciou a rodada matematicamente classificado, precisando de um empate para confirmar a liderança, resultado que já serviria para levar a Juventus às oitavas de final da competição. Em Donetsk, o time dos brasileiros William, Luiz Adriano e Ilsinho criou boas oportunidades de gol, mas acabou derrotado por 1 a 0 por conta de um vacilo próprio.

Aos 11min da etapa final, Lichtsteiner recebeu lançamento pela direita e bateu cruzado. Kucher cortou mal e acabou empurrando contra a própria meta. O Shakhtar ainda pressionou e quase empatou – Ilsinho acertou a trave aos 21min, tocando de primeira em cruzamento de Rat, mas não pôde evitar a derrota. A liderança da Juventus não é fato de favorecimento, já que os confrontos das oitavas de final serão definidos por sorteio.

Assim, sobrou vexame para o Chelsea, atual campeão que vive momento complicado na temporada. Em Londres, a equipe massacrou o Nordsjaelland, da Dinamarca, por 6 a 1, mas termina a fase de grupos em terceiro lugar, relegado à disputa da Liga Europa. Trata-se da primeira vitória do time sob o comando de Rafael Benítez, técnico recentemente contratado para melhorar o desempenho do time.

Possível adversário do Corinthians no Mundial de Clubes, o Chelsea precisava de vitória e derrota da Juventus para seguir brigando na Liga dos Campeões, mas começou mal o confronto. Cahill fez pênalti ao tocar a mão na bola aos 30min, mas Peter Cech salvou o anfitrião ao pegar a cobrança de Stokholm. Apenas 4min depois, Cahill cabeceou no ataque e Beckmann tocou com a mão. Desta vez, o Chelsea teve a chance, mas Hazard cobrou mão o pênalti, e Hansen defendeu.

O placar só saiu do zero em nova penalidade: o brasileiro David Luis bateu com firmeza aos 39min. No fim do primeiro tempo, aos 47min, Fernando Torres aumentou a vantagem. O Nordsjaelland ensaiou reação com gol no 1º minuto do segundo tempo, feito por John, mas Fernando Torres, Juan Mata, Oscar e Cahill balançaram as redes para concretizar a goleada dos ingleses, placar que acabou sendo em vão. O Nordsjaelland é o lanterna do grupo, com apenas um ponto.

Terra

Comentários