Câmara do Rio aprova tombamento de escola ao lado do Maracanã

Escola ao lado do Estádio do Maracanã deve ser tombada Foto: AFP

Escola ao lado do Estádio do Maracanã deve ser tombada

A Câmara Municipal de Vereadores do Rio aprovou em primeira discussão no fim da noite desta terça-feira o projeto de lei 469/2009, que propõe o tombamento da Escola Municipal Friedenreich. Localizada dentro do Complexo do Maracanã, a escola está prestes a ser demolida pelo governo do Estado para construção de um estacionamento ao lado do estádio.

De autoria dos vereadores Carlo Caiado, Leonel Brizola Neto, Reimont, Tio Carlos e Eider Dantas, o projeto justifica o tombamento devido ao interesse educacional e social da Friedenreich e proíbe, além da demolição do prédio, a transferência das atividades educacionais para outro local.

No fim de novembro o prefeito Eduardo Paes defendeu a retirada da escola dos arredores do estádio e alegou que a medida é de interesse da escola, que receberia um "prédio em melhores condições". "Paremos com tanta demagogia", criticou ao citar a ação civil pública de antecipação de tutela proposta pelo Ministério Público para evitar a demolição da Friedenreich.

A expectativa é que o assunto volte a ser debatido pela casa ainda esta semana para então ser enviado a Paes, que irá decidir se veta o sanciona a norma.

Terra

Comentários