Com votos pela internet, Inter renova conselho deliberativo

Chapa apoiada por Píffero (à esquerda) foi a mais votada neste sábado Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm / Divulgação

Chapa apoiada por Píffero (à esquerda) foi a mais votada neste sábado

O Internacional realizou durante todo o sábado as eleições para renovação de metade das cadeiras do conselho deliberativo do clube, em pleito realizado no Ginásio Gigantinho. A chapa 2, de oposição e apoiada por Vitório Piffero, foi a mais votada, com 34,7% dos votos, tendo conseguido renovar 64 cadeiras. A chapa 1, do atual presidente Giovanni Luigi, fez 20,78% votos e renovou 38 postos.

Outras quatro chapas formaram as opções dos torcedores no pleito. A 3, do Convergência Colorada, também oposição, recebeu 25,79% votos e renovou 48 cadeiras. Já a 4, intitulada o Povo do Clube, de torcedores independentes, fez 5,44% dos votos e não rompeu a cláusula de barreira de 15% exigida no estatuto. O mesmo aconteceu com a 5, MoVe, com 4,78% dos votos, e a 6, Acorda Conselho, com 8,68%.

Com os números, os integrantes do movimento político liderado por Luiz Antônio Lopes ficam com cerca de 90 cadeiras no Conselho Deliberativo. A situação foi muito comemorada no momento do anúncio. As chapas 2 e 3 foram as mais "vitoriosas". Com os atuais números, uma disputa presidencial está praticamente garantida para o associado na eleição de 2014.

O número de colorados aptos a votarem era alto: 59.801. No entanto, um montante bem menor de associados participou no Gigantinho: cerca de 6 mil. Foram 67% dos votos pela internet, modo pioneiro de recolhimento de sócio - 7.866 dos 10.069 aptos a utilizarem o meio. Os números totais ficaram em 11.741 votantes. Estiveram no Gigantinho pouco menos de 4 mil torcedores.

O pleito atual ganhou em importância por conta da reeleição de Luigi em primeiro turno, nos votos dos conselheiros. O Inter, clube pioneiro no uso de eleições diretas para presidente, não “deixou” o sócio participar ativamente na decisão, o que revoltou os torcedores.

Terra

Comentários