Vice, Sul-Americana e degola: veja o que está em disputa na rodada

Grêmio busca o vice-campeonato do Brasileiro na despedida do Estádio Olímpico contra o arquirrival Inter Foto: Edu Andrade / Gazeta Press

Grêmio busca o vice-campeonato do Brasileiro na despedida do Estádio Olímpico contra o arquirrival Inter

Apesar de o Campeonato Brasileiro apresentar algumas definições, como a conquista do título pelo Fluminense com três jogos de antecedência, além do rebaixamento de Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense, outras equipes ainda têm pendências a resolver nesta rodada final, a ser disputada neste fim de semana.

No topo da tabela, a briga é pela vice-liderança da competição, e a consequente vaga direta para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Grêmio e Atlético-MG são os postulantes a vaga, que atualmente está com o tricolor gaúcho, o qual tem um ponto de vantagem sobre o time mineiro, que chegou a sonhar com o título.

Enquanto os dois times brigam para a vaga logo abaixo do Fluminense, Ponte Preta, Náutico, Coritiba, Portuguesa e Bahia brigam pela ida à Copa Sul-Americana: um deles ficará fora. Pouco mais abaixo Portuguesa, o Bahia e Sport lutam pela sobrevivência na elite. O time pernambucano inicia a rodada dentro da zona de rebaixamento, e precisa de derrotas dos rivais, além de uma vitória no clássico com o Naútico, nos Aflitos, para conseguir o feito.

Veja o que cada equipe precisa neste final de Brasileiro:

Grêmio: Com 70 pontos, o Grêmio quer terminar na segunda posição, que lhe dá vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Para isso precisa vencer o Internacional na despedida do Estádio Olímpico. Caso empate ou perca, vai depender de um tropeço do Atlético-MG, que pega o Cruzeiro e aparece com 69 pontos.

Atlético-MG: Para superar o Grêmio e ficar com a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores, precisa vencer o rival Cruzeiro e torcer por um tropeço dos gremistas, que pegam o Internacional.

Ponte Preta: Com 47 pontos, se garante na Copa Sul-Americana caso vença a Portuguesa. Empate faz com que eles torçam por tropeço do Náutico diante do Sport ou para o Coritiba não vencer o Figueirense. Se for derrotado, vai depender de derrota do Náutico ou tropeço do time do Alto da Glória.

Náutico: Com 46 pontos se garante na Sul-Americana se vencer o Sport. Com empate, torce para o Coritiba tropeçar contra o Figueirense e, se for derrotado pelo Sport, só se garante em caso de derrota do time paranaense.

Coritiba: Com 45 pontos, precisa vencer o Figueirense e torcer por tropeço de Ponte Preta ou Náutico. Em caso de empate, só avança se o Náutico perder para o Sport por três gols de diferença.

Portuguesa: Em caso de empate com a Ponte Preta afasta o risco de rebaixamento. Perdendo, torce por derrota do Bahia para o Atlético-GO ou por um tropeço do Sport diante do Náutico. Ganhando, pode disputar a Copa Sul-Americana, mas para isso precisa torcer por uma derrota do Náutico, em uma curiosa situação.

Bahia: Empatando com o Atlético-GO afasta o risco de rebaixamento. Em caso de derrota, torce por um tropeço do Náutico para o Sport. Ganhando, vai para a Sul-Americana se a Portuguesa tropeçar e o Náutico perder.

Sport: Só permanece na primeira divisão se ganhar do Náutico e Portuguesa e Bahia perderem seus jogos. Caso empate ou perca o clássico pernambucano estará matematicamente rebaixado.

RODADA FINAL:

Sábado:

19h30 - Flamengo x Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)
19h30 - Santos x Palmeiras - Santos (SP)

Domingo:

17h - Coritiba x Figueirense - Curitiba (PR)
17h - Náutico x Sport - Recife (PE)
17h - Fluminense x Vasco - Rio de Janeiro (RJ)
17h - São Paulo x Corinthians - São Paulo (SP)
17h - Atlético-GO x Bahia - Goiânia (GO)
17h - Grêmio x Internacional - Porto Alegre (RS)
17h - Portuguesa x Ponte Preta - São Paulo (SP)
17h - Atlético-MG x Cruzeiro - Belo Horizonte (MG)

Terra

Comentários