Brasileiro por pontos corridos vê poucos campeões que triunfaram no Estadual














Fluminense comemoram Campeonato Carioca de 2012; dobradinha é incomum


Muitos times veem os Campeonatos Estaduais como laboratório para preparar suas equipes para o Campeonato Brasileiro. Mas um título regional não tende a ser uma boa garantia de sucesso no Nacional por pontos corridos. Os números mostram que a grande maioria dos times que ergueram a taça no fim do ano na Série A não são necessariamente oiriundos da galeria de campeões em seus estados no primeiro semestre.

Dos dez times que foram campeões de 2003 a 2013, apenas três (30%) haviam sido campeões de seus estaduais no primeiros semestre. Os outros sete não haviam triunfado. Somente Cruzeiro-2003, Flamengo-2009 e o Fluminense-2012 conseguiram a “dobradinha”.

Santos (2004), Corinthians (2005 e 2011), São Paulo (2006, 2007 e 2008) e Fluminense (2010) não haviam obtido sucesso em seus estaduais no ano que venceram o Campeonato Brasileiro.

A “ineficácia” dos campeonatos regionais para apontar um favorito ao Campeonato Brasileiro pode ser verificada pelos dois clubes que mais ganharam títulos e lideraram a competição nacional nos dez anos dos pontos corridos; São Paulo e Corinthians.

O time do Morumbi é o recordista em ficar no topo da tabela somadas todas as rodadas, estando 65 vezes na liderança. Faturou três títulos, em 2006, 2007 e 2008. E, nesses dez anos, foi campeão estadual somente uma vez, em 2005. Justamente no ano que venceu regional fez seu pior Brasileirão, ficando na 11ª posição.

O Corinthians é o segundo que mais liderou  e ganhou o Brasileirão nos pontos corridos: dois títulos e 59 rodadas na ponta. Venceu em 2005 e 2011, e naqueles anos foi segundo colocado nas duas vezes no Estadual.

Considerado o Estadual mais forte por terem o maior número de clubes na Série A (cinco), o Campeonatos Paulista mostra que não é um bom fazedor de campeões nacionais na era dos pontos corridos. Jamais teve um campeão regional que foi depois quem faturou o caneco nacional.

O Santos, por exemplo, foi o maior vencedor de taças domésticas no estado nesses dez anos, com cinco conquistas. E só venceu o Brasileiro justamente em um ano que não foi campeão, em 2004. Neste ano, o campeão paulista foi o São Caetano, que ficou apenas em quarto no Nacional.

UOL Esporte

Comentários