Alonso dá show, quebra jejum e vence na Espanha; Massa fica em 3º


Fernando Alonso dá banho de champanhe em Felipe Massa, terceiro colocado no GP da Espanha. Foi o primeiro pódio do brasileiro nesta temporada

Fernando Alonso estava certo ao se mostrar otimista para o GP da Espanha, realizado neste domingo no circuito de Montmelò. Para delírio do público, o piloto espanhol voltou a vencer em casa após longo jejum e quebrou uma 'tradição'. Felipe Massa também teve um dia muito bom: ficou em terceiro e subiu ao pódio pela primeira vez nesta temporada. O 'intruso' entre as Ferraris foi Kimi Räikkönen, segundo colocado.

As posições no grid indicavam uma situação complicada para a Ferrari na corrida, que abre a série de provas no continente europeu. Alonso saiu na quinta posição e Massa, punido por bloquear a Red Bull de Mark Webber durante o treino de classificação, largou em nono. O espanhol, porém, demonstrou confiança no ritmo de corrida dos dois carros e exibiu confiança. Acertou em cheio.

Alonso vencera pela última vez no circuito de Montmelò em 2006. Outro 'tabu' foi quebrado pelo piloto da Ferrari. A última vez na qual o vencedor do GP da Espanha não largou na primeira fila havia sido em 1996, com Michael Schumacher, que largou em terceiro naquele ano. A dupla da Mercedes (Nico Rosberg e Lewis Hamilton), que saiu nas duas primeiras posições, confirmou que a equipe sofre demais com o desgaste excessivo de pneus e o fraco ritmo de prova em relação aos demais concorrentes.

Na largada, Rosberg se manteve na primeira posição. Seu companheiro de equipe, porém, não teve a mesma sorte. Hamilton foi ultrapassado por Vettel e Alonso e caiu para quarto. Massa largou bem e ganhou duas posições logo de cara. Após pressionar Sergio Pérez, o brasileiro também superou o piloto da McLaren e subiu para sexto.

Líder, Rosberg segurou o pelotão nas primeiras voltas, em uma tentativa de amenizar o alto desgaste de pneus da Mercedes quando comparado aos carros de outras equipes. Na nona volta, Massa foi o primeiro piloto do bloco dos mais bem colocados na prova a parar nos boxes. O brasileiro foi para a quinta posição.

Alonso se deu bem no pit stop e ganhou a segunda posição de Vettel. O espanhol partiu para cima de Rosberg e o ultrapassou na 13ª volta, para delírio do público.  O piloto da Mercedes, que até então havia resistido à pressão dos rivais, também foi ultrapassado por Vettel e Massa.

Com um forte ritmo, Alonso abriu vantagem de 4s sobre Vettel na ponta. As Ferraris pararam pela segunda vez nos boxes um pouco antes dos rivais. Raikkonen, ao contrário dos primeiros colocados, mantinha bom ritmo de corrida usando pneus médios – os demais pilotos optaram por largar com pneus médios e trocaram pelos duros.

UOL Esporte

Comentários