Casos de racismo na Inglaterra darão cinco jogos de suspensão aos atletas

Torcedor do Manchester City relembra racismo de Suárez e Terry

Torcedor do Manchester City relembra racismo de Suárez e Terry

A FA (Football Association), responsável pelo Campeonato Inglês, anunciou que atletas que forem considerados culpados em casos de racismo terão suspensão mínima de cinco jogos na próxima temporada.

A entidade máxima do futebol inglês ainda anunciou, após reunião nesta quinta-feira, que o atleta que for reincidente será suspenso automaticamente por dez partidas.

Além dos jogadores, os clubes também serão punidos caso dois ou mais jogadores sejam considerados culpados em casos de racismo em um período de 12 meses. Além de preconceito racial, a punição também é válida para discriminação por religião ou orientação sexual.

“O futebol é uma inclusão e nós queremos que todos sejam capazes de jogar a partida em um ambiente seguro e acolhedor”, disse David Bernstein, presidente da FA, em entrevista à BBC.

Apesar da punição, a entidade ainda fica aquém da orientação da UEFA, que exige punição de dez partidas por incidentes envolvendo preconceito em competições europeias.

Nesta temporada, o Campeonato Inglês teve dois casos emblemáticos que ganharam muita repercussão. Um deles foi com o zagueiro John Terry, do Chelsea, contra Anton Ferdinand, do Queens Park Ranger. Já Suarez, do Liverpool, se envolveu em uma confusão com Evra, do Manchester United.

UOL Esporte

Comentários