Pneus terão mudanças dramáticas em 2014, afirma diretor da Pirelli

Paul Hembery (à direita) com Bernie Ecclestone em Barcelona (Foto: Pirelli/Divulgação)

Paul Hembery (à direita) com Bernie Ecclestone em Barcelona

Apesar da polêmica com a Mercedes em Barcelona, a Pirelli planeja realizar novos testes nesta temporada com os pneus do ano que vem.

Segundo o diretor esportivo Paul Hembery, desenvolver os compostos de 2014 foi o principal foco da sessão na Espanha. Mas, apesar de isentar a Pirelli da culpa por arranjar a sessão com o W04 da Mercedes – modelo que disputa a atual temporada da F1 –, o dirigente enfatizou a necessidade de avaliar a nova borracha com carros mais representativos – no início do ano, a fabricante italiana utilizou um defasado Renault de 2010 para construir seus compostos.

“Queremos organizar outros testes durante o ano com vistas a 2014 e certamente espero realizar outros com equipes dispostas a fazê-los. Já estávamos em discussão com algumas e talvez outras fiquem disponíveis à medida que avançamos, pois a mudança em 2014 vai ser muito dramática”, declarou Hembery, em coletiva nesta sexta-feira, nas Filipinas.

“Analisamos informações iniciais de algumas equipes [acerca dos novos carros] e ficou claro que teremos de efetuar mudanças dramáticas, daí a necessidade de passar a experimentar novos conceitos e evoluções.”

Hamilton com a Mercedes em Mônaco (Foto: Pirelli/Divulgação)

Hamilton com a Mercedes em Mônaco

Hembery reiterou que a Pirelli não pediu à FIA para correr com o modelo 2013 da Mercedes. A solicitação, segundo o dirigente, foi impetrada pela equipe alemã.

“Cogitou-se a possibilidade de termos solicitado um carro de 2013; isso não é verdade. Pedimos um carro representativo. Nosso entendimento era que havia uma boa discussão entre Mercedes e FIA sobre este assunto”, explicou.

O chefe da Pirelli também indicou que, para a fabricante permanecer na F1 no ano que vem – quando haverá grandes mudanças no regulamento técnico –, é necessário a organização de testes com carros mais atualizados.

“Esta situação confirma a necessidade de se organizar testes representativos na F1. Se vamos permanecer em 2014, isso se torna ainda mais importante com o peso das mudanças que vão acontecer”, esclareceu.

“O teste deve ser realizado em condições apropriadas, com carros, circuitos e pilotos apropriados. Queremos incentivar testes durante a temporada, pois isso permite que você faça mudanças durante o campeonato de forma qualificada e é algo que nos daria grande vantagem, principalmente à luz das alterações dramáticas que veremos no esporte no ano que vem.”

Red Bull, liderada por Christian Horner (foto), protestou contra os testes da Mercedes (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Red Bull, liderada por Christian Horner (foto), protestou contra os testes da Mercedes

Testes na Catalunha não foram secretos, alega diretor técnico

Hembery ironizou a alegação de que os testes na Catalunha foram realizados em segredo. Durante o fim de semana no GP de Mônaco, as equipes rivais se irritaram bastante com o fato de não terem sido informados da sessão em Barcelona. O dirigente, contudo, insiste na transparência da iniciativa.

“Algumas pessoas descreveram o teste como secreto”, declarou. “Acho que não vamos ganhar nenhum prêmio de James Bond, pois reservamos o circuito no nosso nome, dois dias após a corrida de F1, aparecemos em nossos caminhões vestidos como pessoas da Pirelli, com um brilhante carro da Mercedes, num circuito como Barcelona, onde, quando se ouve um carro de F1, os fãs aparecem e tiram fotos.”

Ele também confirmou que outra equipe participou de um teste de pneus, mas não quis divulgar maiores detalhes – nos bastidores, acredita-se que esta escuderia seja a Ferrari.

“Rodamos outros mil quilômetros em outro teste. Isso [os detalhes] permanece confidencial, mas a FIA também foi informada sobre a sessão com eles.”

UOL Esporte

Comentários