Aos 31, brasileira quebra recorde e chega ao topo do Monte Everest




















Karina Oliani se tornou a brasileira mais jovem ao chegar ao topo da montanha mais alta do mundo

A brasileira Karina Oliani chegou nesta sexta-feira ao topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo. A escalada da brasileira terminou às 7h38 (horário local, 22h38 desta quinta-feira no horário de Brasília), transformando a alpinista na mais jovem brasileira ao topo da montanha mais alta do mundo, a 8.848m de altura.

Aos 31 anos, Karina chegou ao topo da principal montanha da Cordilheira do Himalaia (que separa Nepal, Butão, Índia, Paquistão e China) após dias de aclimatação e nevascas. Acompanhada de um sherpa (habitante local que auxilia alpinistas), ela iniciou sua escalada no dia 29 de março.

A escalada de Karina foi marcada por dificuldades, como uma avalanche presenciada nas proximidades do acampamento-base e uma noite passada na chamada “Zona da Morte” (a 8.000 m de altitude), dedicada a uma estadia de algumas horas. Neste segundo acampamento, a brasileira passou mais de 30 horas esperando melhoras do tempo.

Após chegar ao topo do Monte Everest, Karina agora descansa no acampamento C4, onde fica a Zona da Morte. Depois, desce para o C2 e para o acampamento-base. Ela é apenas a terceira brasileira a chegar ao cume do Himalaia.

Terra

Comentários