Especial – Reading Football Club

image

Pouco conhecido no mundo internacional, o time do Reading, da Inglaterra, coleciona grandes conquistas e também alguns deslizes. Atualmente, o time não passa por um bom momento, já que foi novamente rebaixamento a segunda divisão do futebol inglês.

Reading Football Club foi formado em 1871, quando a reunião inaugural do clube foi realizada no The Bridge Street Quartos, sob a presidência do Sr. JE Sydenham, que mais tarde se tornou o primeiro secretário honorário do clube.

As primeiras partidas foram disputadas no Reading Recreation Ground, e mais tarde o clube teve o estádio Reading Cricket Ground, Coley Park e Caversham Cricket Ground, antes de se mudar para Elm Park, em 05 de setembro de 1896 e depois para o Estádio Madejski em 1998.

O clube começou como um time para jogos amigáveis e da Taça Inglesa. Entraram na competição da Taça de Inglaterra, e sofreu uma derrota recorde em 1894, por 18-0 Preston North End na primeira rodada. Nesse mesmo ano, 1894, Reading tornou-se membro fundador da Liga do Sul, formada para atender a demanda de um calendário de jogos regular, e, a fim de melhorar seus padrões de jogo, o clube adotou o profissionalismo em 1895.

clip_image004

No início da temporada 1920-21, os clubes da Liga Sul formaram um bloco e fundaram a III Divisão da Liga de Futebol e, em 1925-1926, o Reading venceu o Campeonato da III Divisão (do Sul). O acesso foi assegurado com uma vitória emocionante por 7-1 sobre o Brentford e distinções internacionais foram obtidas por Dai Evans País de Gales, e por Billy McConnell e Hugh Davey para a Irlanda do Norte. O clube ainda teve uma ótima campanha na Copa da Inglaterra na temporada seguinte, chegando a semifinal, com uma derrota por 3-0 pelo Cardiff City, em Wolverhampton. Na quinta rodada, o recorde de público para Elm Park foi criado, com 33.042 pessoas que assistiram a vitória de 1-0 sobre o Reading Brentford.

A liga teve uma interrupção pela Primeira Guerra Mundial, mas logo teve sua retomada. Em sua volta, Reading rapidamente ganhou destaque mais uma vez. Vitória recorde do clube, 10-2 contra o Crystal Palace, em setembro de 1946, e duas vezes foi vice-campeão da Terceira (Sul), em 1948-1949 e 1951-1952. O time passou muito tempo a League Two (terceira divisão) e só muito tempo depois que deixou de cair para essa divisão. Em 2012/2013, disputou a Premiere League, mas voltará a League One na próxima temporada.

Títulos

Segunda Divisão (League One) : 2 títulos
Terceira Divisão (League Two): 2 títulos
Quarta Divisão: 1 título
Full Members Cup: 1 título

Ídolos

Nick Shorey
Kevin Doyle

Uniformes

clip_image006

clip_image008

 clip_image010

Notícias recentes do clube

Mais um clube do futebol da Inglaterra passa para as mãos de um empresário estrangeiro. O milionário russo Anton Zingarevich finalizou a compra do Reading, que acaba de conseguir o acesso para a divisão de elite do Campeonato Inglês. A notícia ocorreu no final do campeonato o ano passado. A compra de 51% das ações do clube, que pertenciam ao inglês John Madejski, foi fechada ainda em janeiro, por cerca de US$ 62 milhões.

470_harper_470x300

Comentários