Brasileirão por pontos corridos tem mais campeões e equilíbrio que na Europa

São Paulo comemora  título; tricampeonato é raro no Brasil, mas comum na Europa

São Paulo comemora título; tricampeonato é raro no Brasil, mas comum na Europa

O Brasileirão é mais equilibrado do que as principais ligas da Europa. A afirmação pode ser feita analisado o número de equipes que já foram campeãs na era dos pontos corridos.
Desde 2003, quando foi o Brasileirão disputado pela primeira vez no atual formato, seis clubes já conseguiram faturar a taça: São Paulo (três vezes), Corinthians (duas), Fluminense (duas), Cruzeiro, Santos e Flamengo, com uma conquista cada.

Nenhum dos Nacionais de Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Portugal ou França têm uma variedade de campeões tão expressiva no período de 2003 a 2012.
Na Alemanha, o Bayern de Munique dominou o período com cinco títulos. Apenas outros quatro venceram: Borussia Dortmund, Werder Bremen, Stuttgart e Wolfsburg. A França também teve apenas cinco. Nas outras ligas o número é ainda menor.

VEJA O DESEMPENHO DOS CAMPEÕES BRASILEIROS NOS PONTOS CORRIDOS

Cruzeiro – 72,5% de aproveitamento (2003)
São Paulo – 68,4% (2006)
Fluminense - 68% (2012)
São Paulo – 67,5% (2007)
São Paulo – 66% (2008)
Santos – 64,5% (2004)
Corinthians - 64,3% (2005)
Corinthians – 62% (2011)
Fluminense – 62% (2010)
Flamengo - 59% (2009)

Nos últimos dez anos, a Inglaterra viu apenas quatro clubes triunfarem na Premier League: Manchester United, Manchester City, Chelsea e Arsenal. Na Itália, só Juventus, Milan e Inter ganharam de 2003 a 2012.

O futebol espanhol viu três campeões no período. Só o Valencia conseguiu em uma temporada quebrar a hegemonia da dupla Real Madrid e Barcelona. Em Portugal a rotatividade de campeões é ainda menor: só Porto e Benfica venceram.
O menor número de clubes com potencial para conquistar o título faz o futebol europeu ter algo incomum para os padrões nacionais nos pontos corridos: um único time que praticamente domina um período.

DESEMPENHO DOS CAMPEÕES NA EUROPA ESTA TEMPORADA

Alemanha - Bayern (89% de aproveitamento)
Espanha - Barcelona (87%)
Portugal - Porto (87%)
Inglaterra - Manchester United (78%)
Itália - Juventus (76%)
França – PSG (72%)

De 2003 a 2013, o São Paulo foi quem mais se aproximou disso ao ganhar o Nacional três vezes (consecutivas) , número baixo se comparado ao de clubes europeus. O Porto, por exemplo, foi oito vezes campeão no mesmo período. Só viu o Benfica incomodar e tirar a taça em duas oportunidades.
Na França, o Lyon foi seis vezes vencedor em dez anos. Bayern de Munique, Manchester United e Inter de Milão venceram cinco vezes.
A diferença para o Campeonato Brasileiro fica também evidente pelos times europeus serem campeões de maneira muito mais fácil em termos de desempenho. Na temporada que acaba-se de encerrar, por exemplo, todos os times campeões tiveram mais de 75% de aproveitamento, exceto o PSG, com 72%.

QUEM É O FAVORITO AO TÍTULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2013?

Bayern (89%), Barcelona (87%), Porto (87%), Manchester United (78%) e Juventus (76%) ganharam com muito mais folga do que o necessário para se vencer no Brasil. A melhor campanha da história em uma competição por pontos corridos no país foi a do Cruzeiro, em 2003, com 72,5%.
Na Europa, só seis vezes em dez anos um time foi campeão na Itália, Alemanha, Espanha, Inglaterra ou Portugal com desempenho pior do que o do Cruzeiro.
O Brasil teve como “pior” campeão em retrospecto o Flamengo de 2009, que arrematou a  taça com apenas 59% de desempenho.

UOL Esporte

Comentários