Muñoz toma a ponta no fim e Andretti faz trinca no 6º treino em Indy

Carlos Muñoz, da Andretti, em Indianápolis (Bret Kelley/Indianapolis Motor Speedway)

Carlos Muñoz, da Andretti, em Indianápolis

Dos seis treinos livres realizados até aqui na edição 2013 das 500 Milhas de Indianápolis, cinco foram liderados por carros equipados com motor Chevrolet e quatro, apenas por representantes da Andretti.

Nesta quinta-feira, o novato Carlos Muñoz, que faz sua estreia tanto na prova quanto na própria Indy, foi o primeiro piloto a constar no topo da folha de tempos pela segunda vez neste ano, superando o companheiro campeão Ryan Hunter-Reay nos dez minutos finais da sessão de seis horas. Com o terceiro lugar de Marco Andretti, a escuderia formou uma trinca no quadrioval de 2,5 milhas.

Andretti neto, aliás, vinha ponteando as atividades até a meia hora derradeira, com o tempo de 40s0210. Foi então que Hunter-Reay encaixou uma volta em 39s9990 e assumiu a liderança, já acima das 225 mph. Quando parecia que o piloto do #1 ficaria com a liderança, Muñoz estabeleceu a menor marca do ano até aqui, chegando a 39s9711 e a 225,163 mph de média.

Scott Dixon foi o único representante dos propulsores Honda entre os nove primeiros colocados, colocando a Ganassi #9 na quarta colocação, já a um décimo do líder.

Logo atrás, a apenas dois milésimos do neozelandês, ficou Hélio Castroneves, novamente o piloto mais bem colocado entre os brasileiros e também da Penske. O tricampeão da prova completou 87 giros nesta quinta, fazendo 40s0968 na de número 73.

Ernesto Viso colocou a quarta Andretti em sexto lugar, à frente de Ed Carpenter e Oriol Servià. O atual líder do campeonato, Takuma Sato, fechou os trabalhos em décimo, seu melhor resultado com a AJ Foyt-Honda em toda a semana.

Mais veloz no ensaio anterior, Dario Franchitti teve uma atuação discreta na sexta prática e terminou somente em 15º, assim como James Hinchcliffe, vencedor de duas provas em 2013 e representante da quinta Andretti. Desta vez, o canadense destoou do ritmo dos colegas de time, e encerrou o dia no 20º posto.

Os dois outros brasileiros inscritos para a prova, Tony Kanaan e Bia Figueiredo, finalizaram em 17º e 31ª, respectivamente. O baiano da KV concluiu 64 passagens ao todo e marcou 40s5104. Já a paulista da Dale Coyne deu 73 voltas, fechando a melhor delas em 40s9221 e sendo a última do extenso grupo de 31 pilotos a ficar no mesmo segundo do ponteiro.

Realizado com pista seca durante todo o momento, o treino desta quinta foi marcado pelo acidente do calouro Conor Daly, da Foyt, o primeiro da edição 2013. Na segunda hora de atividade, o americano perdeu o controle de seu Dallara-Honda na entrada da curva 1 e se chocou violentamente contra o muro. No retorno ao meio da pista, o carro quase chegou a decolar e capotar, mas permaneceu no chão e parou vários metros adiante.

UOL Esporte

Comentários