Vasco mostra evolução na estreia e vence Portuguesa em reencontro com torcida

Tenorio comemora com Eder Luis o gol da vitória do Vasco na estreia do Campeonato Brasileiro

Após 43 dias de distância, o Vasco reencontrou a sua torcida neste sábado em São Januário. O time mostrou razoável evolução com o período de treinamentos e venceu a Portuguesa por 1 a 0 pela estreia do Campeonato Brasileiro. O gol marcado por Tenorio foi a cereja do bolo em um dia que começou com o lançamento dos novos uniformes do Cruzmaltino para o torneio.

Eliminado precocemente no Campeonato Carioca, o Vasco ficou mais de um mês sem atuar em casa apesar da realização de amistosos contra Tupi e Figueirense. O bom desempenho nos confrontos preparatórios foi repetido mesmo com as limitações da equipe e acarretou no primeiro triunfo dentro dos seus domínios na competição nacional.

Com apoio dos torcedores, o Vasco iniciou a partida fazendo valer o mando de campo. O time dominava as ações, mas tinha dificuldades para chegar com clareza frente ao gol da Portuguesa. Por sua vez, a equipe paulista tentava explorar os espaços e surpreender nos contra-ataques.

O primeiro chute cruzmaltino aconteceu apenas aos 19min com o meia Alisson e levou perigo relativo ao goleiro Glédson. Os comandados do técnico Paulo Autuori pecavam por utilizar na maioria das vezes o lado direito do ataque, o que facilitava a marcação do time visitante. Quando conseguiu sair em velocidade, o Vasco teve a melhor chance no 1º tempo. Aos 26min, Tenorio ajeitou de cabeça para Eder Luis. O camisa 7 chutou cruzado e a bola tirou tinta da trave direita.

Aos 42min, o Cruzmaltino quase marcou com o destaque da partida nos primeiros 45 minutos. O jovem Alisson pegou a sobra na entrada da área, ajeitou e bateu colocado no ângulo do goleiro Glédson. A bola tocou a rede pelo lado de fora. A primeira etapa terminou com o dono da casa dominando a partida, mas sem traduzir a superioridade com a bola na rede.

Mas a torcida conseguiu soltar o grito de gol logo no início do segundo tempo. Aos 3min, a bola foi cruzada na área. Lima cabeceou para cima e Glédson falhou ao tentar socar. A bola sobrou para Tenorio abrir o placar. O tento inflamou os torcedores, que passaram a empurrar ainda mais o time de Paulo Autuori.

A Portuguesa manteve a estratégia de buscar levar perigo nos contra-ataques, mas pouco chegava ao gol defendido por Michel Alves. Aos 20min, Eder Luis soltou a bomba de fora da área na tentativa de surpreender Glédson. Aos 28min, foi a vez da Lusa desperdiçar boa oportunidade nas costas do lateral esquerdo Yotún.

O restante do tempo de jogo foi marcado pelo cansaço das duas equipes e constantes erros de passes. O Vasco não conseguiu ampliar, mas deixou o gramado aplaudido pelos 8.229 pagantes e 11.099 presentes.

UOL Esporte

Comentários