Com Copa-2022 no fim do ano, final pode ser em 23 de dezembro, diz site

A Fifa recomendou que a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Qatar, seja disputada no mês de novembro. O assunto já vinha sendo debatido, por conta das altas temperaturas do país no verão, época do ano mais tradicional para o campeonato. Com esta decisão, a final pode ficar para o dia 23 de dezembro, dois dias antes do Natal, de acordo com a imprensa inglesa.

O xeque Salman bin Ebrahim Al-Khalifa afirmou, segundo o The Guardian, que a decisão ainda está sendo estudada pelo órgão que regulamenta o futebol no mundo, e que uma ratificação será feita em uma reunião nos dias 19 e 20 de março em Zurique. 

Pelo seu site oficial, a Fifa confirmou a indicação dos meses de novembro e dezembro para a realização do Mundial. Todas as seis confederações foram ouvidas e estão de acordo e apoiando a ideia, segundo comunicado da entidade.

De acordo com o Daily Mail, a sugestão é que o campeonato seja jogado entre 26 de novembro e 23 de dezembro, mas a Fifa ainda não fala em datas precisas.

"Estamos contentes em dizer que, depois de considerar várias opções e detalhar as decisões aos acionistas, nós identificamos o que consideramos o melhor período para o calendário. Foi uma tarefa desafiadora", afirmou Salman, ao site da Fifa.

Além da proximidade do Natal, outros fatores chamam a atenção, já que esta é uma época de transferências no mercado de inverno e os campeonatos europeus costumam estar a todo vapor. Seria necessário adaptar o calendário à Copa, complicando a situação dos clubes.

À BBC, Salman explicou, na segunda-feira: "Não é possível jogar em maio, quando está cerca de 40°C. As partes interessadas estão preocupadas em jogar no verão, por isso temos de mudar para o inverno".

O mês de novembro seria uma escolha feita, também, para evitar que a Copa coincida com as Olimpíadas de Inverno. "Acho que todos concordam que janeiro ou fevereiro é difícil jogar por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno. Não queremos colidir as datas no período. A única opção que eu vejo é novembro ou dezembro", disse Salman.

UOL Esporte

Comentários