Corinthians empata na Colômbia, confirma vaga e agora pega o São Paulo

Sem grandes sustos e com um pouco de irritação de Tite pelo ritmo lento de alguns momentos, o Corinthians confirmou classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores na noite desta quarta-feira. Em Manizales, contra o Once Caldas-COL, empatou por 1 a 1. 

Já na próxima quarta-feira, terá início a segunda fase da competição com um confronto imperdível e que já mexe com os torcedores dos dois clubes. Corinthians e São Paulo abrem os trabalhos pelo Grupo 2, enquanto San Lorenzo-ARG e Danúbio-URU também se pegam no Uruguai. 

Com 4 a 0 no placar agregado construído em São Paulo, o Corinthians fez um primeiro tempo com ótimo toque de bola e um bonito gol marcado por Elias, mas depois tirou o pé. Animado com os espaços em campo e uma formação mais ofensiva, o Once Caldas criou mais, fez Cássio trabalhar e diminuiu o prejuízo. Mas, campeão continental em 2004, ficou na primeira fase do torneio. 

Fases do jogo:

O Once Caldas parece se desesperar quando o Corinthians toca a bola de pé em pé, em progressão. O roteiro de dois gols marcados em São Paulo se repetiu na partida em Manizales. A equipe de Tite já tinha essa estratégia montada, justamente por isso é que Danilo foi o escolhido para o lugar de Guerrero, suspenso. E funcionou logo. 

Aos 14min, Emerson se lançou pelo meio, recebeu e passou para Jadson na direita. Elias, em velocidade, recebeu o passe, fez meia lua na marcação e tocou com estilo diante do goleiro Cuadrado. Se o Estádio Palogrande já estava desanimado, murchou de vez pelo placar agregado de 5 a 0. 

Disposto a esfriar os ânimos, o Corinthians só foi vertical mesmo no restante da primeira etapa quando o reserva Uendel pegou a bola. Substituto de Fábio Santos, o lateral disparou pelo centro e acertou bonito chute, rente à trave. 

O Once Caldas insistiu, mas parecia mesmo difícil de marcar no confronto com o Corinthians. Cássio, por exemplo, fez defesas importantes. Uma em chute de Pérez, na grande área, outra em cabeçada de Penco. Quando não estava perto, contou com Ralf, que no início do segundo tempo tirou bola em cima da linha. 

Mas, depois de tanto pressionar após o intervalo, o time da casa diminuiu o prejuízo com 12min. E tudo isso deve ser colocado na conta de Arango, o principal jogador da equipe. Com a defesa corintiana alta, na linha do meio-campo, ele arrancou pela esquerda, passou por Fagner com autoridade e chutou no canto oposto de Cássio. Foi o primeiro gol sofrido pelo Corinthians nos jogos oficiais de 2015.

Melhor: Elias. Não só pelo gol, mas por toda a movimentação, bons passes e um primeiro tempo exemplar na Colômbia. 

Pior: Moreno. Zagueiro do time colombiano abusou da violência. 

Chave do jogo: Posse de bola do Corinthians. Mesmo fora de casa, a equipe de Tite jogou bem compacta, trocou muitos passes e esfriou os ânimos. Ainda mais quando Elias abriu o marcador. 

Para lembrar: Na próxima quarta-feira, a fase de grupos começa para o Corinthians com um grande clássico. No Itaquerão, recebe o São Paulo na abertura da chave que também tem San Lorenzo-ARG e Danúbio-URU. 

Titular nesta quarta-feira, Danilo sofreu há 11 anos no mesmo estádio Palogrande. O São Paulo tinha a vaga na final da Libertadores na mão, mas sofreu gol no fim contra o mesmo Once Caldas e acabou eliminado. O lateral Fábio Santos, suspenso, estava naquela partida e falhou no lance crucial. 

UOL Esporte

Comentários