Flu x Vasco tem pior público em clássicos do Rio em 22 meses

O Estadual do Rio de 2015 conseguiu mais uma marca negativa: Fluminense e Vasco protagonizaram no Engenhão o pior público em clássico em 22 meses. E só superaram confrontos entre os times grandes que ocorreram em Volta Redonda, em cidade e estádio bem menores. Foi o que constatou um levantamento do blog em competições oficiais relevantes.

O público do primeiro clássico deste Estadual foi de 7.338 pagantes, com 8.658 de presentes. Ocuparam metade da capacidade do estádio que tinha vários setores fechados por conta de reformas – foram postos à venda cerca de 17 mil ingressos. Lembrança: o jogo teve seu local trocado porque os clubes não chegaram a um acordo sobre o lado da arquibancada que usariam no Maracanã.

Disputado na cidade do interior do Rio, pois Engenhão e Maracanã estavam fechados para reformas em abril de 2013, o Fla-Flu teve apenas 4.810 pagantes, com 5.973 presentes. Pouco antes, Botafogo x Vasco, no mesmo estádio, também teve fracasso similar.

São bem raros os casos de clássicos cariocas abaixo de 10 mil pessoas nestes últimos dois anos. Dois deles ocorreram fora do Estado, Florianópolis (Flu x Vasco, Ressacada) e Recife (Flu x Botafogo, na Arena Pernambuco). Outro caso foi o primeiro confronto entre grandes no Estadual de 2013: Botafogo e Fluminense teve 7.367 pagantes, quase igual a este domingo.

De qualquer maneira, é notável perceber que foram 31 clássicos seguidos com públicos superiores ao primeiro deste Estadual de 2015. Não é que os cariocas tenham desistido de seus times: mostram desencanto com o Estadual. Tanto que há várias boas presenças de torcidas em confrontos entre grandes pelo Brasileiro, em jogos que giram entre 30 mil e 60 mil.

Pelo que ocorreu, os torcedores que ficaram longe do Engenhão fizeram bem. Fora do estádio, organizadas vascaínas e tricolores se enfrentaram em brigas que provocaram cerca de 100 presos e um clima tenso constante nos arredores da arena. Dentro, sobraram erros da arbitragem da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

UOL Esporte

Comentários