Alonso e Schumacher são denunciados por ocultar fortunas em banco na Suíça














O piloto espanhol Fernando Alonso e o ex-piloto alemão Michael Schumacher podem ter problemas com a Fazenda nos próximos meses. Os dois foram incluídos em lista com mais de 100 mil clientes do banco HSBC que teriam levado dinheiro à Suíça a fim de ocultar fortunas.

As fortunas dos clientes do HSBC foram levadas à Suíça em função do perfil da legislação do país. O dinheiro nem sempre foi declarado, e o total movimentado ultrapassou a marca de US$ 100 bilhões (R$ 280 bilhões). Os nomes foram obtidos por Hervé Falciani, ex-funcionário do banco, que colabora com a Justiça desde 2009.

Os nomes divulgados inicialmente são os que mandaram dinheiro para o banco suíço entre 2005 e 2007. Segundo relatório do ex-funcionário, o HSBC dava consultoria sobre como essas pessoas deviam proceder para evitar a legislação fiscal de seus países.

A lista de Falciani tem muitos nomes de outras searas, como os reis de Jordânia e Marrocos. Até Emilio Botín, falecido ex-presidente do banco Santander, está entre as pessoas envolvidas no escândalo.

No esporte, Alonso e Schumacher são dois dos nomes mais chamativos. O piloto Valentino Rossi e o tenista Marat Safin também estão na lista – os valores que cada um movimentou e os montantes não declarados ainda são mantidos em sigilo.

UOL Esporte

Comentários